Ouro Preto sediará a estreia do documentário “Texturas do Pinho: dez estudos e outros temas”, que chega ao público na próxima sexta-feira (11) às 19h45, no Cine Vila Rica (Anexo do Museu da Inconfidência). O filme é protagonizado e codirigido por Tabajara Belo, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), compositor, violonista e guitarrista, que mergulha em sua pesquisa de doutorado defendida na Universidade da Flórida (EUA), em 2021, premiada com o título de Outstanding Merit.
O trabalho explora o ciclo de peças para violão solo “Dez estudos para improvisação multi-textural”, além de temas autorais compostos durante os quatro anos de residência do professor nos Estados Unidos.
Leia também:
A narrativa entrelaça passagens autobiográficas gravadas na Flórida, em Ouro Preto e em Belo Horizonte, cenas do cotidiano acadêmico no Departamento de Música da UFOP e depoimentos de artistas consagrados, como Juarez Moreira, Ulisses Rocha, a violonista francesa Elodie Bouny, entre outros.
Segundo o autor, o documentário busca apresentar, cruzamentos transdisciplinares com outras linguagens artísticas, a exemplo do ciclo de poemas escrito por Beatriz Badim, denominado “Trilogia das Pedras”. Ele conta também que a trilha sonora, captada, mixada e masterizada por Henrique Nolasco, ganhará vida própria em um CD que leva o nome do trabalho, a ser lançado como desdobramento do projeto.
A exibição do documentário é aberta ao público, que terá a oportunidade de participar de um bate-papo com o professor e artista da UFOP, mediado pelo compositor e escritor Makely Ka.
Assista ao teaser do documentário: https://youtu.be/XHRclofrOWI?si=tiYGLVFIrhiDBQQa
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.