Em Congonhas, o Domingo de Páscoa (20) foi marcado por missas, procissões e encenações, que recriaram os momentos cruciais da vida, morte e ressurreição de Cristo durante toda a Semana Santa. A programação contou com a proclamação do Evangelho durante as missas e encenações do Grupo Teatral “Dez Pras Oito”, que foi novamente responsável pelas encenações e figurado bíblico, com mais de 300 atores, figurantes e técnicos.
O dia começou com a Santa Missa concelebrada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em que a Igreja Católica apresentou ao público a Carta à Páscoa, escrita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com base na Campanha da Fraternidade de 2025. O documento convida à reflexão sobre a Ecologia Integral – o cuidado com a nossa casa comum e será entregue às autoridades constituídas de Congonhas.
Leia também:
A programação contou com a Procissão com o Santíssimo Sacramento deslocou-se pelo eixo histórico. Após nova exposição do Santíssimo Sacramento de São José Operário, na Ladeira Bom Jesus, o cortejo subiu em direção à Basílica, em que o reitor, o monsenhor Nedson Pereira de Assis, recebeu a todos com uma bela mensagem:
“Esta é a principal procissão da Semana Santa. Nela conduzimos, não uma imagem, que representa o retrato do Cristo, mas sim o próprio Cristo Eucarístico, que nós recebemos e que nos fortalece nesta vida, para enfrentarmos as dificuldades e viver na esperança de que um dia todos nós seremos alimentados na mesa celestial, no Céu, junto de Jesus”.
O Grupo Teatral emocionou a moradores de Congonhas e turistas, ao apresentar um resumo da Encenação da Crucificação, seguida da cena da Ressurreição. Desta vez, foram utilizados dois dos quatro palcos montados para a Semana Santa entre as capelas e à frente da Basílica do Bom Jesus, para proporcionar ao público uma experiência imersiva.
Pela terceira vez, o ator da Globo Amaury Lorenzo, viveu o papel de Jesus Cristo, dirigido por Zezeca Junqueira e João Sabará. Zezeca, ao lado de Edilson Ribeiro, Patrícia Vidal e Daniella Junqueira são fundadores do Dez Pras Oito, grupo em que o ator iniciou sua experiência teatral quando ainda morava em Congonhas.
“É muito bonito, muito emocionante! O grupo que faz a encenação, você vê que está todo mundo entregue ali àquele propósito. A gente consegue sentir que tem uma energia para além da gente aqui. Ficamos sempre muito emocionadas assistindo”, comentou Débora Otero Brito Passos Pinheiro, que veio do Rio de Janeiro a Congonhas pelo segundo ano consecutivo durante a Semana Santa.
“É momento de gratidão às equipes das Igrejas envolvidas, à Prefeitura Municipal de Congonhas, com todos os setores que nos apoiaram, aos cristãos leigos e leigas, aos nossos conselhos. Deus seja bendito pela vida e pela disponibilidade de todos os envolvidos”, concluiu o pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padre Mauro Lúcio.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Domingo de Páscoa é celebrado com encenações em Congonhas […]