Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real

Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real

O candidato à Prefeitura de Ouro Preto Duarte Júnior (Republicanos), esteve no estúdio da Rádio Real para participar da sabatina da emissora em conjunto com o jornal Geraes. Por mais de uma hora, o concorrente ao cargo executivo municipal falou sobre as suas propostas em relação a temas sensíveis da cidade, bem como a campanha atual.

A ESTRUTURA DA ENTREVISTA COM DUARTE JÚNIOR, CANDIDATO DE OURO PRETO

A sabatina seguiu um formato padronizado, com perguntas comuns a todos os candidatos, garantindo um espaço justo e democrático. Os temas abordados incluíram a preservação do patrimônio histórico e o problemático sistema de abastecimento de água, que tem sido um dos pontos críticos da cidade.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA COM DUARTE JÚNIOR

Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real, em Ouro Preto.

Após as perguntas padronizadas, os jornalistas tiveram a liberdade de fazer perguntas adicionais, com um minuto para formulá-las, enquanto o candidato teve dois minutos para responder. No entanto, o formato é flexível, permitindo que o candidato explore suas respostas sem pressa, mas respeitando o prazo máximo de 70 minutos.

Abaixo, trazemos as transcrições das respostas de Duarte Júnior para às perguntas padronizadas, que serão disponibilizadas em detalhes em reportagens individuais, publicadas logo após cada sabatina com os candidatos de Ouro Preto.

AS RESPOSTAS DE DUARTE JÚNIOR SOBRE AS QUESTÕES DE OURO PRETO:

Pergunta da Rádio Real/Geraes: COMO RESOLVER O PROBLEMA DA ÁGUA EM OURO PRETO?

Resposta de Duarte Júnior: “Olha, a gente precisa entender primeiro o que está acontecendo. Na minha opinião, houve um remédio necessário, mas com a dosagem errada. O remédio que deram ao paciente levou ele para a UTI, mas dizer que não melhorou o sistema é ir contra a realidade, é ser irracional, porque onde eu ando, ouço as pessoas dizendo que a falta d’água, que antes era gigante, hoje já não acontece tanto. É claro que alguns locais precisam de atenção especial, como no Salto, em Santo Antônio do Salto, mas, de forma geral, houve uma melhora. Qual foi o problema? O remédio. O remédio levou o paciente para a UTI porque os valores são totalmente distantes da realidade, e nós temos que entender que somos uma cidade mineradora que arrecada mais de 2 milhões por dia.

Dito isso, preciso ser claro em alguns pontos: me preocupam muito, e é totalmente transparente e verdadeiro que não é a prefeitura que vai dar o reajuste. Relacionado ao tratamento de esgoto, é a Saneouro que tem no seu contrato o direito de ajustar em 45% a conta de quem está me ouvindo assim que ela fizer o tratamento de esgoto, que já está iniciado. E isso é um problema, porque imagina a conta que você tem hoje com mais um aumento de 45%. Nós já assumimos o compromisso: no ano que vem, quem vai tratar o esgoto de Ouro Preto é a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Como? Com recurso vinculado, gente, não é recurso próprio. Nós temos recursos vinculados e vamos tratar o esgoto de Ouro Preto. E assumimos o compromisso de que a conta vai ser a metade do valor que é hoje.

Eu, particularmente, tenho uma crítica: eu não daria o desconto na conta, eu daria o desconto no valor de um metro cúbico. Então, se você paga 10 centavos por litro de água, a partir do ano que vem você vai pagar cinco centavos por litro de água, e não o desconto na conta, mas no metro cúbico. Porque quando eu dou o desconto no metro cúbico, eu dou desconto para toda a cidade. Todo mundo é beneficiado através desse desconto. Então, leituras como essas são importantes, e você tem que estar atento ao que acontece.

A empresa Saneouro não cumpre várias cláusulas do contrato. Quem está me ouvindo, me fala: tem água tratada? Tem água tratada? Em vários locais de Ouro Preto, nós não temos o esgoto tratado, e houve uma suspensão das cláusulas do contrato da Saneouro que não poderiam ter sido suspensas. O atual prefeito disse no debate: ele disse que não foi ele. Eu mudei a Saneouro e mudei ela em 1 milhão e 800 para tratar a água de Santa Rita de Ouro Preto. Agora, eu te pergunto: a empresa que tem a obrigação de tratar a água vai ser multada e vai usar o próprio dinheiro para tratar a água? É a mesma coisa que eu falar com você que está construindo: a Prefeitura vai lá, te multa em 50 mil reais na construção da sua casa, e eu falo para você usar os 50 mil na sua casa. Aí, então, situações como essa são difíceis de serem acreditadas. A gente tem que ter uma visão ampla de tudo que está acontecendo.

Eu entendo que a população tem, sim, o valor elevado. Vou assumir os compromissos que disse agora e tenho certeza. Eu entendo de orçamento e finanças. Com a receita que Ouro Preto tem, eu tiro um dia, um dia de receita, e resolvo o problema da Saneouro.”

Pergunta da Rádio Real/ Geraes: OURO PRETO É UMA CIDADE SINGULAR. ALÉM DA SUA GEOGRAFIA MUITO ESPECÍFICA, AINDA POSSUI UM VASTO ACERVO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO. É UMA CIDADE MUSEU À CÉU ABERTO. CONTUDO, TAMBÉM TEM AS NECESSIDADES DE UMA CIDADE COMUM: COMO EXPANSÃO E OBRAS DE INFRAESTRUTURA. COMO CONCILIAR O POTENCIAL TURÍSTICO COM UM PROJETO DE MELHORIAS DO DIA A DIA DO OURO PRETANO? 

Resposta de Duarte Júnior: “A gente precisa entender que precisamos cuidar do nosso patrimônio, entender a importância dele. Mas o maior patrimônio que Ouro Preto tem é o seu povo, é a sua gente. Então, antes de tudo, eu vou cuidar do povo de Ouro Preto. Vou resolver problemas que vejo como incômodos na vida do cidadão ouro-pretano. Nós vamos gerar oportunidades para os jovens. Ontem, numa dessas perguntas, foi dito: ‘Ah, mas como vamos fazer? Está faltando mão de obra.’ Se você pegar esse jovem que está finalizando o terceiro ano, muitas vezes ele não tem oportunidades. A partir do próximo ano, todos os jovens – e olha que o segundo grau é obrigação do estado – vão ter, no terceiro ano, um curso profissionalizante, onde sairão dali já preparados para o mercado. Já conversei com o Secretário de Estado de Educação. Vamos ouvir o empresário local para saber o que ele precisa para qualificar essa mão de obra, de forma que o jovem saia da escola já podendo ser empregado.

A gente precisa entender que essa mão de obra é sensacional. Precisamos cuidar do nosso patrimônio cultural e imaterial. Temos, por exemplo, São Bartolomeu, com a festa da goiaba, que é um patrimônio imaterial. Temos que retomar a Festa de Santa Rita de Ouro Preto, a Festa da Pedra Sabão. Precisamos entender que aquele artesão que vive da Pedra Sabão precisa do apoio do poder público, e é o poder público que deve trazê-lo para a Secretaria de Meio Ambiente. Eu fiz isso quando fui gestor. É simples: basta passar para a Secretaria de Meio Ambiente que todas as licenças ambientais do município, até a classe 5, sejam emitidas no próprio município. Por que penalizar essa pessoa, obrigando-a a ir até o estado para resolver problemas que podemos resolver aqui?

Temos que entender que a cidade, sim, tem problemas estruturais. Para isso, precisamos de um estudo de geologia que indique onde podemos construir e onde não. Temos que investir muito em habitação. Tenho informações de que a equipe de habitação da prefeitura é excelente, e quero deixar claro: quem for bom de serviço deve ser valorizado e reconhecido. Eu não vou com essa mentalidade de ser contra quem é competente.

O prefeito é para administrar a cidade para todos. O erro é que, muitas vezes, se coloca alguém que você acha que é seu ‘amiguinho’. E aí o cara acha que tem direito, porque ganhou a eleição. Fica lá quatro anos, mas comigo a pessoa só fica se for boa de serviço. Mando embora com a consciência tranquila. O cara tem que estar ali para atender o povo, e atender bem. Então, o bom servidor, tenha certeza, vai ser valorizado comigo. Vou valorizar o servidor efetivo, vou valorizar o servidor contratado. O que é bom fica, o que não quer mostrar serviço vai procurar outra oportunidade.”

Leia também:

Pergunta da Rádio Real/ Geraes: NESTE ANO VEMOS A VEGETAÇÃO DA CIDADE QUEIMAR POR CONTA DO TEMPO SECO E AÇÕES CRIMINOSAS. TAMBÉM VIMOS O RIO GRANDE DO SUL SOFRER COM AS CHUVAS. OURO PRETO TAMBÉM VIVE MOMENTOS DE CLIMA EXTREMO. COMO PREPARAR A CIDADE PARA AS TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS?

Resposta de Duarte Júnior: “Isso acontece não só aqui, mas em vários municípios, né, de Minas, do Brasil e até do mundo. Mas a gente pode, sim, minimizar determinados impactos. Eu, por exemplo, conheci uma tecnologia de uma empresa privada e falei: ‘Cara, isso vai servir para o poder público’. E essa empresa privada trabalha com drone. No período de seca, o que ela faz? Ela levanta o drone em determinada região, coloca uma pessoa no local, e esse drone cobre a área.

Qualquer tipo de movimentação, seja de pessoas ou animais, ele consegue identificar, inclusive o início de incêndios. E aí, o que você precisa fazer? Criar uma brigada municipal, preparar essa brigada, e ficar atento para trabalhar com a prevenção. Dessa forma, a gente vai conseguir minimizar muito esses focos de queimadas gigantes que existem hoje, para que não aconteçam. Lembrando que, com isso, quando há uma queimada, não é só o dano ao meio ambiente, é também à saúde humana, porque isso afeta diretamente.

Sem dúvida alguma, é um problema gigante que impacta diretamente a saúde, principalmente com problemas respiratórios.”

A próxima sabatina será com o candidato Angelo Oswaldo (PV), enquanto outros candidatos já participaram, como Pastor Mazinho (PL) e Du Evangelista (PSOL), além de Roberto Rodrigues (PL) e Bruno Teixeira (PSTU), candidatos à Prefeitura de Mariana.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Notícias relacionadas

4 Thoughts to “Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real”

  1. […] Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real […]

  2. […] Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real […]

  3. […] Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real […]

  4. […] Duarte Júnior comenta sobre Saneouro em sabatina com o Jornal Geraes e Rádio Real […]

Leave a Comment