Nesta sexta-feira (28), foi publicado no Diário Oficial o processo de concessão do Lote 7 da BR-356, intitulado Ouro Preto – Mariana (Via Liberdade). Segundo a publicação da Secretaria de Infraestrutura do Governador Romeu Zema (Novo), o projeto envolve a recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação e ampliação da capacidade do sistema rodoviário. O lançamento do projeto ocorreu em Mariana, no dia 25 de novembro.
A intervenção vai viabilizar a duplicação total da BR-356 e trazer outras melhorias no trecho que liga a MG-329, em Rio Casca, passando pela MG-262 e BR-356, até a BR-040, em Nova Lima. A licitação escolherá a proposta que oferecer menor custo ao governo e maior pagamento pelo direito de exploração.
Nos últimos meses, foram realizadas algumas consultas públicas nas comunidades que serão afetadas pelas obras de duplicação da rodovia, suscitando manifestações em Ouro Preto e Mariana.
Vários são os questionamentos. Os pedágios, que serão quatro (em Itabirito, Ouro Preto, Acaiaca e Ponte Nova) são criticados, bem como as obras que serão feitas em diversos trechos.
No projeto apresentado pelo SEINFRA, algumas localidades do município de Mariana, por exemplo, serão diretamente atravessadas pela duplicação. O poder público e as populações ainda questionam a participação das mineradoras no custeio das obras. Segundo os críticos do projeto, elas deveriam arcar com a totalidade do processo, visto que serão beneficiadas diretamente pela melhoria logística.
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Concessão da BR-356: obra bilionária

O valor total da obra será de mais de R$ 6 bilhões de reais, sendo R$ 3 bilhões vindos do novo acordo e R$ 2 Bilhões do governo do estado. Os principais investimentos serão a duplicação de 67 km entre Nova Lima e Mariana, 39,8 km de faixas adicionais e um contorno do distrito de Cachoeira do Campo.
Segundo informações oficiais da apresentação do SEINFRA, a obra tonará o tempo de deslocamento estimado 40 minutos mais curto. Além disso, é prevista uma redução de 40% dos acidentes, gerando assim mais segurança.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.