A Escola Municipal Amélia Santos foi inaugurada no distrito de Passagem de Mariana, após nove anos de obra. O processo contou com a articulação do vereador Ronaldo Bento (PSDB), e contou com investimento de R$13 milhões.
A Escola possui estrutura com acessibilidade total, dois pavimentos, 15 salas de aula, sala de teatro, música, informática, artesanato, dança, biblioteca, espaço de recepção, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, almoxarifado, refeitório, cozinha, vestiário para funcionários, sanitário para alunos e funcionários, bicicletário, quadra esportiva, espaços de lazer e convívio dos estudantes.
Leia também:
“Acompanhei de perto a luta incansável para a concretização desse sonho. Um sonho muito necessário, pois quem conhece o prédio da antiga escola, sabe o quanto esse novo espaço é indispensável”, celebrou Cíntia Cruz de Paula Batista, moradora e mãe da aluna Beatriz Batista.
Quem foi Amélia Santos?
Em janeiro de 2023, o vereador Ronaldo Bento, a pedido dos moradores, apresentou o projeto de lei que homenageia a falecida Amélia Santos, moradora, educadora e líder comunitária que se dedicou de maneira gratuita à educação da comunidade passagense.
Amélia Santos nasceu em 27 de abril de 1918 e faleceu aos 83 anos, em 2002. Filha de Francisca Fausta dos Santos e José Cyrillo dos Santos, desde jovem, mostrava sua dedicação em combater desigualdades sociais. À frente das “Obras Sociais Nossa Senhora da Glória”, organizava aulas e cursos, como arte culinária e datilografia, o que permitiu que diversas mulheres na época buscassem a inserção no mercado de trabalho.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
