Um dos maiores orgulhos de Ouro Preto, de Minas Gerais e do Brasil, a Escola de Farmácia celebra no próximo dia 4 de abril, 186 anos de história. Pioneira na América Latina, a sua junção com a Escola de Minas, em 1969, fundou a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em sua história centenária, diversos profissionais de renome já passaram pelas salas de aula.
Neste ano, a festa organizada em parceria com a Associação dos Ex-Alunos da Escola de Farmácia (ASEEFAR), o Museu da Farmácia e a UFOP, terá uma programação diversificada, mesclando solenidades acadêmicas, palestras inspiradoras e momentos de integração.
Veja a programação abaixo:

A Direção da Escola, representada pelo Prof. Dr. Geraldo Célio Brandão (Diretor) e pela Profa. Dra. Glenda Niciole da Silva (Vice-Diretora), destacou em sua mensagem oficial a importância histórica da instituição:
“A comemoração do seu aniversário é um evento tradicional e representativo para as homenagens concedidas aos ex-alunos da Escola, professores, funcionários, instituições e pessoas que contribuem na área de saúde no país. Ressaltamos a importância desta Escola por ter sido a primeira da América Latina e figurar entre as cinco melhores do país. A Escola de Farmácia da UFOP é tradicional no Brasil e reconhecida pela qualidade dos profissionais formados que ingressam no mercado de trabalho e na carreira acadêmico-científica”.
Leia também:
- Máfia Azul cobra definição sobre jogos do Cruzeiro Futsal em Mariana
- Câmara de Ouro Preto aprova projeto de acessibilidade sonora
Ao todo, serão homenageadas 14 turmas. Veja abaixo:

Veja toda as informações abaixo:
A história da Escola de Farmácia de Ouro Preto
Foi um decreto publicado pelo Conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, presidente da Província de Minas Gerais, que inaugurou a “Escola de Pharmacia” de Ouro Preto. Assim nasceu a instituição que, com a implementação da República, tornou-se pioneira nos estudos de fármacos de maneira desassociada do curso de Medicina no continente.
A sua sede durante 120 anos (1893-2013)foi o imponente prédio na Rua Costa Sena, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. Atualmente, o local abriga o Museu de Farmácia e a maior parte das atividades acadêmicas da Escola de Farmácia está no Campus Morro do Cruzeiro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.