Escola de Farmácia de Ouro Preto, primeira da América Latina, celebra 186 anos

Escola de Farmácia de Ouro Preto, primeira da América Latina, celebra 186 anos

Um dos maiores orgulhos de Ouro Preto, de Minas Gerais e do Brasil, a Escola de Farmácia celebra no próximo dia 4 de abril, 186 anos de história. Pioneira na América Latina, a sua junção com a Escola de Minas, em 1969, fundou a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em sua história centenária, diversos profissionais de renome já passaram pelas salas de aula. 

Neste ano, a festa organizada em parceria com a Associação dos Ex-Alunos da Escola de Farmácia (ASEEFAR), o Museu da Farmácia e a UFOP, terá uma programação diversificada, mesclando solenidades acadêmicas, palestras inspiradoras e momentos de integração.

Veja a programação abaixo:

Escola de Farmácia de Ouro Preto, primeira da América Latina, celebra 186 anos

A Direção da Escola, representada pelo Prof. Dr. Geraldo Célio Brandão (Diretor) e pela Profa. Dra. Glenda Niciole da Silva (Vice-Diretora), destacou em sua mensagem oficial a importância histórica da instituição:

“A comemoração do seu aniversário é um evento tradicional e representativo para as homenagens concedidas aos ex-alunos da Escola, professores, funcionários, instituições e pessoas que contribuem na área de saúde no país. Ressaltamos a importância desta Escola por ter sido a primeira da América Latina e figurar entre as cinco melhores do país. A Escola de Farmácia da UFOP é tradicional no Brasil e reconhecida pela qualidade dos profissionais formados que ingressam no mercado de trabalho e na carreira acadêmico-científica”.

Leia também:

Ao todo, serão homenageadas 14 turmas. Veja abaixo:

Escola de Farmácia de Ouro Preto, primeira da América Latina, celebra 186 anos

Veja toda as informações abaixo:

A história da Escola de Farmácia de Ouro Preto

Foi um decreto publicado pelo Conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, presidente da Província de Minas Gerais, que inaugurou a “Escola de Pharmacia” de Ouro Preto. Assim nasceu a instituição que, com a implementação da República, tornou-se pioneira nos estudos de fármacos de maneira desassociada do curso de Medicina no continente.

A sua sede durante 120 anos (1893-2013)foi o imponente prédio na Rua Costa Sena, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. Atualmente, o local abriga o Museu de Farmácia e a maior parte das atividades acadêmicas da Escola de Farmácia está no Campus Morro do Cruzeiro.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment