A Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, em Itabirito, foi destaque nacional no Jornal Hoje, da Rede Globo, graças a uma iniciativa criativa e inusitada para incentivar a leitura: um passeio em um Fusca 1980, carinhosamente apelidado de “João Bolinha”. A ideia, conduzida pelas professoras de português Bernadete Viveiros e Gilmara Marques, uniu literatura e premiação para engajar os alunos.
O projeto foi inspirado no livro “Memórias de um Fusca”, de Orígenes Lessa, e consistia em premiar os estudantes com um passeio no João Bolinha caso alcançassem boas notas na avaliação sobre a obra. A estratégia surtiu efeito imediato, aumentando a dedicação e o desempenho dos alunos.
“A gente queria algo que chamasse a atenção e motivasse os estudantes. Hoje, o magistério enfrenta desafios enormes, especialmente em competir com as telas e o curto tempo de concentração dos jovens. Então, pensamos em algo diferente, algo que fosse divertido e educativo ao mesmo tempo”, explicou Bernadete.
VEJA A REPORTAGEM COMPLETA DA ESCOLA E DO FUSCA DE ITABIRITO:
Uma das alunas de Bernadete, Janice Silva, contou para a reportagem que antes da iniciativa, não considerava a matéria de português como uma das suas favoritas. “Olha as minhas notas estavam bem ruins. Eu fiqueiansiosa demais, estudando bastante”. Mas, após conhecer o João Bolinha, ela e os amigos se dedicaram muito mais: “Antes eu estava com 16 ou 17 aí foi para 25, como eu me esforcei bastante para para essa prova e fechei o bimestre“, disse Janice para a Globo.
Leia também:
- Bloco Zé Pereira traz pitada de Carnaval para o Natal de Ouro Preto
- Polícia prende suspeito de envolvimento em triplo homicídio em Ouro Preto; saiba mais sobre o caso
Segundo Gilmara Marques, dona do Fusca e coautora da ideia, os resultados foram surpreendentes: “Antes, a média da sala era de 15 pontos. Agora, tivemos mais de 50 alunos com notas acima de 20 e dez que fecharam o bimestre com pontuação máxima. Já estão perguntando se vai ter outro passeio.”
Quem foi Orígenes Lessa, autor de Memórias de Um Fusca, e homenageado em Itabirito
Orígenes Lessa, nascido em Lençóis Paulista (SP) em 1903, foi um renomado jornalista e escritor brasileiro. Autor de obras como “Memórias de um Fusca” e “O Feijão e o Sonho”, destacou-se pela literatura infantojuvenil. Ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1981, ocupando a cadeira número 10, e é reconhecido como um dos tradutores da obra Dom Quixote para o português.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Escola de Itabirito vira destaque no 'Jornal Hoje' com incentivo à leitura e 'passe… […]