Fato ou Fake: Cartilha orienta como identificar notícias falsas na internet 

Fato ou Fake

Na internet, muitas vezes fica difícil saber o que é Fato e o que é Fake, pensando nisso foi lançada a cartilha “Boatos”, que traz orientações sobre como as pessoas podem identificar Fake News e como evitar deformações, fraudes e manipulação.

A cartilha foi produzida pela Central de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pode ser acessada clicando aqui.

“Quando se trata de boatos, a facilidade de compartilhar informações em redes sociais e outras plataformas pode ser um problema. Boatos são usados para gerar desinformação, cometer fraudes, propagar malware, manipular opiniões e influenciar ações. Por isso, devem ser combatidos”, informa o CERT.br em nota.

Leia também:

Alguns pontos de atenção para saber se o conteúdo é Fato ou Fake, segundo a cartilha, é usar do bom senso e analisar se tem títulos chamativos, se datas são omitidas, se há fontes e se tenta se passar por algo inédito e exclusivo, por exemplo.  

“Um passo importante para identificar boatos é tentar achar a fonte original da notícia, ou seja, quem é seu autor e onde foi publicada. Dessa forma, é possível analisar se a pessoa ou organização realmente divulgou o fato e se tem credibilidade em relação ao assunto”, recomenda um trecho da cartilha.

O CERT.br é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de Responsabilidade Nacional de último recurso, presta serviços da área de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação para qualquer rede que utilize recursos administrados pelo NIC.br.

O NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da internet no país.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment