A cidade patrimônio mundial vai respirar arte e música durante todo o mês de julho com a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto. Promovido pela Prefeitura, o evento acontece entre os dias 3 e 30 de julho e reunirá apresentações musicais, oficinas, teatro, dança e atividades culturais espalhadas por diferentes pontos da cidade. Toda a programação é gratuita.
Para este ano, os shows principais — incluindo atrações como Capital Inicial, Mart’nália, Johnny Hooker, Vanessa da Mata, Letrux, Sambô e Turma do Pagode — ocorrerão no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com estrutura pensada para receber até 8 mil pessoas no espaço interno, além de áreas externas adaptadas para receber mais público, praça de alimentação e banheiros.
O prefeito Angelo Oswaldo (PV) destacou a importância da parceria com a universidade, que realiza um festival próprio e com programação em diferentes cidades:.“O Festival de Inverno é uma soma de esforços e parceiros. Ninguém faz nada sozinho, e essa união com a UFOP potencializa ações em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade”, afirmou.
O prefeito também confirmou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Ouro Preto, no dia 4 de julho, para reabrir o Museu da Inconfidência. Segundo Angelo, “a nova Sala Afro-Brasileira é uma conquista que valoriza nossa herança cultural e o trabalho do povo afro-brasileiro”.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, ressaltou que toda a estrutura foi planejada para receber o público com segurança, conforto e boas opções de alimentação. “Se o Centro de Convenções comporta 8 mil pessoas, teremos ainda mais 4 mil pessoas na rua, com telões, banheiros e praça de alimentação nas imediações. Caso o público extrapole, até a Rua Vitorino Dias poderá ser adaptada como espaço extra para o público acompanhar os shows”, explicou.
Além da música, o Festival contará com teatro de rua, cortejos, oficinas, batalhas de rima, rodas de samba, feira local, lançamento de livros e apresentações de grupos culturais regionais. Todas as atividades vão até, no máximo, meia-noite, seguindo normas de segurança e transporte: haverá ônibus extras para garantir o retorno do público após os shows noturnos.
A Prefeitura também deve lançar uma revista especial do evento e promete fazer uma contagem oficial de público, que será divulgada após o encerramento da programação.
Leia também:
- Mulher morre em acidente envolvendo ônibus e carro no centro de Mariana
- Prefeitura de Ouro Preto anuncia tarifa única no transporte público
Destaques da Programação do Festival de Inverno de Ouro Preto
Entre os destaques, estão:
- 03/07: Sérgio Pererê (Casa da Ópera)
- 05/07: Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown (Praça da UFOP)
- 06/07: Turma do Pagode (Praça da UFOP)
- 07/07: Capital Inicial (Praça da UFOP)
- 08/07: Vanessa da Mata (Praça da UFOP)
- 18/07: Mart’nália (Praça da UFOP)
- 19/07: Letrux, Johnny Hooker, Jaloo (Praça da UFOP)
- 20/07: Sambô (Praça da UFOP)
A programação completa conta com mais de 50 atrações entre música, literatura, gastronomia e cultura popular.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
[…] De Capital Inicial a Mart’nália: confira os destaques da programação do Festival de Inverno de… […]