Margareth Menezes estará em Ouro Preto neste sábado (5)

Margareth Menezes estará em Ouro Preto neste sábado (5)

A Ministra da Cultura Margareth Menezes, estará em Ouro Preto neste sábado (5). O prefeito Angelo Oswaldo (PV) anunciou que a cantora e representante do Governo Federal estará na pré-reabertura do Museu da Inconfidência, fechado para reformas. Além disso, ela desfrutará da programação do Festival de Inverno da Cidade Patrimônio Mundial.

A ministra fará parte da inauguração da Sala Afro-brasileira, no Anexo do Museu da Inconfidência — espaço permanente dedicado à valorização das contribuições culturais, artísticas e históricas das populações afrodescendentes em Minas Gerais.


Para celebrar a nova Sala, será aberta ao público a exposição “Afro-brasilidades: arte e memória na encruzilhada”. A mostra, com mais de 80 obras, reafirma o compromisso do MIN com a diversidade e a democracia cultural, ampliando as leituras sobre o passado e promovendo a visibilidade de memórias historicamente silenciadas.

O chefe do executivo municipal fez o anúncio durante a entrevista coletiva de apresentação do Festival de Inverno, que terá início neste final de semana, com os shows que integram o aniversário de Ouro Preto.

Margareth Menezes estará em Ouro Preto neste sábado (5)
Angelo, com Margareth, em Mariana. Ao lado, o ex-prefeito de Mariana Celso Cota. Foto: Ascom Prefeitura de Ouro Preto

“No dia 5, então, no sábado, às 11 horas da manhã, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve vir a Ouro Preto para reabrir o Museu da Inconfidência. Devemos ter, em princípio — está prevista, quase certa — a presença da ministra Margareth, uma vez que ela estará na segunda-feira em Belo Horizonte, isso já confirmado. Estarei com ela lá, na abertura de um seminário importante sobre cultura e gestão pública, promovido pelo Tribunal de Contas”, disse Angelo.

Margareth Menezes já esteve na Região dos Inconfidentes como membro do corpo de ministros do presidente Lula (PT). Em 2023, ela participou da reinauguração da Igreja Nossa Senhora do Carmo e do Museu Mariana, em Mariana.

Na coletiva, o prefeito ainda aproveitou para destacar como foi a reforma do Museu, que o manteve fechado por alguns meses.

“O museu passou por uma reforma parcial: toda a cantaria foi limpa — vocês podem perceber até a diferença da cantaria do museu depois desse processo de limpeza. As partes de feição também foram pintadas, o museu ganhou uma nova rede elétrica, uma nova iluminação, e vai ser inaugurada também a sala afro-brasileira. É um ambiente que mostra a projeção da arte barroca do século XVIII na cultura mineira, especialmente numa linha de produção afro-mineira e afro-brasileira, que não está condicionada apenas a Minas Gerais, mas, a partir do ciclo do ouro, revela o que aconteceu nas mãos do povo. Isso vai ser apresentado no Museu da Inconfidência. É um momento muito importante”, finalizou.

Festival de Inverno de Ouro Preto

A cidade patrimônio mundial vai respirar arte e música durante todo o mês de julho com a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto. Promovido pela Prefeitura, o evento acontece entre os dias 3 e 30 de julho e reunirá apresentações musicais, oficinas, teatro, dança e atividades culturais espalhadas por diferentes pontos da cidade. Toda a programação é gratuita.

+Confira a programação

Para este ano, os shows principais — incluindo atrações como Capital Inicial, Mart’nália, Johnny Hooker, Vanessa da Mata, Letrux, Sambô e Turma do Pagode — ocorrerão no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com estrutura pensada para receber até 8 mil pessoas no espaço interno, além de áreas externas adaptadas para receber mais público, praça de alimentação e banheiros.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment