Festur 2025 traz turismo e negócios para Ouro Preto

Festur 2025 traz turismo e negócios para Ouro Preto

Ouro Preto se prepara para receber, entre os dias 4 e 6 de junho, a edição 2025 do Festur – Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto. O evento será realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP e reunirá mais de 40 estandes, 20 municípios, agentes de turismo, representantes do setor cultural e gastronômico e milhares de visitantes.

O lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira (13), no Centro de Referência do Queijo, em Belo Horizonte, com representantes do setor público e privado, além de apoiadores institucionais.

Desde sua primeira edição, o Festur vem se consolidando como uma importante vitrine para o turismo mineiro. Entre 2019 e 2024, o evento contou com a participação de mais de 200 expositores, 12 mil visitantes e representações de 120 cidades, 15 regiões turísticas e 14 países.

A idealizadora e produtora do Festur, Cássia Neves, destacou que a proposta é conectar potenciais e criar pontes entre Ouro Preto, outras cidades de Minas, o Brasil e o mundo. “Todos os anos buscamos construir um evento mais robusto e alinhado com o propósito de fortalecer o mercado do turismo. Projetos como a Rota Jaguara, por exemplo, começaram no Festur e hoje já se consolidam com desdobramentos reais”, afirmou.

Além de reunir experiências culturais, gastronômicas e de ecoturismo, o festival também promove encontros estratégicos entre governanças públicas, setor privado e sociedade civil. “É um esforço contínuo, mas gratificante. A cada nova etapa, percebemos que estamos no caminho certo”, completou Cássia.

Leia também:

Para o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, o evento fortalece a promoção do destino Ouro Preto em escala nacional e internacional. “O Festur é importantíssimo. É um espaço para tratar exclusivamente do turismo, que é uma das principais fontes de renda da cidade. Além do turismo cultural, temos grandes atrativos como o turismo religioso, o turismo rural, o de experiência e o ecoturismo. Precisamos mostrar que Ouro Preto é plural e que temos capacidade de atrair investimentos, movimentar a economia e diversificar as oportunidades”, destacou.

A Subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, ressaltou a importância do evento para a economia local e para a democratização do acesso à cultura. “A movimentação gerada pelo Festur impulsiona a cadeia do turismo como um todo. Hotéis, restaurantes, serviços de receptivo e produtos locais são diretamente impactados. Além disso, o evento é aberto ao público e promove o que temos de mais autêntico, com destaque para a nossa hospitalidade e para a cozinha mineira”, afirmou. A participação do Estado incluirá um estande temático dedicado à “mineridade” mineira.

Representando Barão de Cocais, o secretário de Cultura e Turismo, Décio Júnior, celebrou a presença do município no evento. “Estamos na Rota do Ouro e o Festur é uma oportunidade para mostrar nossas potencialidades. Vamos apresentar nosso turismo de negócios, o ecoturismo e a produção de agricultores e quitandeiras, além de reforçar a importância de diversificar a economia local para além da mineração”, disse.

A edição de 2025 também contará com a presença de agentes da CVC, que participarão de atividades na Rota Turística Jaguara com o objetivo de comercializar o destino futuramente. A expectativa é que o evento continue a gerar conexões, negócios e valorização do patrimônio turístico mineiro.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment