Filhote de tucano é resgatado em escola de Mariana

Filhote de tucano é resgatado em escola de Mariana

Na última terça-feira (03), o Instituto Habitat recolheu um tucano no Colégio Dom Viçoso, em Mariana. Segundo a organização, eles foram acionados pelos funcionários da escola, que relataram que o animal estava caído no pátio da unidade, em risco devido à presença de cães que poderiam atacá-lo.

A escola tomou a iniciativa de proteger o filhote, colocando-o em uma caixa e contatando o Instituto Habitat. A equipe da organização se deslocou prontamente ao local, confirmando que se tratava de um filhote da espécie.

Tiago Lage, responsável pelo Instituto, explicou que, em condições normais, filhotes de tucano passam por um período em que permanecem no chão enquanto a mãe busca alimento. Contudo, devido ao risco imediato apresentado pelos cães, o resgate foi necessário. Agora, o animal está sob cuidados especiais para seguir com seu desenvolvimento.

“Ele passou pela avaliação clínica da doutora Amanda Lopes e, consequentemente, foi confirmado que se tratava de um filhote. Ele necessita de cuidados próprios de neonatos, como alimentação no bico, de hora em hora, além de controle de temperatura e outros cuidados até que consiga atingir a fase de adolescente para adulto”, disse Lage ao Geraes.

Leia também:

Os próximos voos do filhote de tucano resgatado em Mariana

O futuro do tucano será definido com base em sua evolução clínica. Segundo Tiago, há duas possibilidades: a reintrodução à natureza feita pelo próprio Instituto Habitat ou, se necessário, o encaminhamento ao Ibama para cuidados adicionais com um reabilitador. Essa decisão será tomada após uma avaliação mais aprofundada, sempre priorizando o bem-estar e a recuperação plena do animal.

O Instituto Habitat é uma organização dedicada à defesa dos animais e à preservação ambiental, prestando um importante serviço de resgate e cuidado com a fauna da Região dos Inconfidentes. O serviço pode ser acionado pelo WhatsApp: (31) 98249-9670. Interessados em contribuir para a manutenção do trabalho podem enviar um PIX para o CNPJ: 50.222.908/0001-18.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment