A história centenária da Gerdau, uma das principais produtoras de aço do Brasil, chegou às telas de cinema de Ouro Preto com o filme “Moldados como Aço”. A exibição foi realizada no Cine Vila Rica, no centro histórico da cidade, na última terça-feira (6), em uma sessão voltada à comunidade local, com a presença de estudantes, professores, representantes da empresa e autoridades municipais.
O filme, com direção do cineasta Belisário Franca e produção da Giro Filmes, tem duração de 58 minutos e apresenta a fundação da empresa em 1901, em Porto Alegre, por João Gerdau. A narrativa entrelaça a trajetória da empresa com acontecimentos históricos nacionais e internacionais, como as guerras mundiais, a industrialização do país e os ciclos econômicos. Além de retratar o crescimento da companhia ao longo de mais de um século, a produção traz depoimentos de membros da família Gerdau e de colaboradores da empresa, mostrando as transformações vividas tanto internamente quanto no setor siderúrgico como um todo.
A exibição em Ouro Preto contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Monsenhor Rafael, localizada no distrito de Miguel Burnier, onde a empresa mantém operações desde 2010. A escolha do local para a sessão está diretamente relacionada ao anúncio recente da companhia: a construção de uma nova plataforma de mineração sustentável na região, sem o uso de barragens, prevista para iniciar em 2025. O investimento de R$ 3,5 bilhões é o maior da história da Gerdau em solo ouro-pretano.
Leia também:
- ACTECH afirma que emissão registrada em Ouro Preto é vapor de água
- Prefeito de Ouro Preto reage à escolha de novo papa; veja
O diretor-executivo da Gerdau, Wendel Gomes, destacou a importância da relação entre a empresa, a prefeitura e a comunidade de Burnier. Segundo ele, o filme evidencia o espírito empreendedor da companhia, algo que está se refletindo no atual ciclo de investimentos em Ouro Preto. “Estamos fazendo o maior investimento da nossa história na mineração em Ouro Preto. Assim, iremos gerar uma trajetória longeva de operações na cidade”, afirmou.
Além de destacar o legado empresarial, a sessão também teve como foco o público jovem. A presença dos estudantes foi mencionada como estratégica para aproximar o conteúdo do documentário das novas gerações. “É uma oportunidade de mostrar aos alunos a trajetória de sucesso, de construção de um legado, de uma construção de país, de emprego, renda e conhecimento”, observou o chefe de gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, durante o evento.
A diretora da Escola Monsenhor Rafael, Edilene Maria, reforçou o potencial educativo da atividade. Para ela, ao conhecer a história da empresa, os alunos ampliam suas perspectivas de futuro, inclusive com a possibilidade de inserção profissional por meio de programas como o Jovem Aprendiz. “É muito importante a gente conhecer a história da Gerdau e também valorizar. É uma oportunidade para que os nossos alunos possam aprender e, se desejarem, podem começar a trilhar um caminho de sucesso na empresa”, disse.
O gerente de Comunicação e Marca da Gerdau, Rafael Simas, comentou que o filme busca apresentar ao público a identidade da empresa como uma organização brasileira, consolidada e em constante expansão. Ele afirmou que o atual ciclo de investimentos em Minas Gerais, com destaque para o setor de mineração, reflete um momento significativo da trajetória da companhia. “O filme mostra a Gerdau e destaca como essa empresa é brasileira, centenária e tem sempre investido no país e se desenvolvendo ao longo dos anos”, pontuou.
As próximas sessões gratuitas do documentário Moldados como Aço no Cine Vila Rica acontecem nos dias 10, 13, 16, 22, 23, 30 e 31 de maio, em diferentes horários. Após as exibições em Belo Horizonte e Ouro Preto, outras cidades da região, como Conselheiro Lafaiete, Divinópolis e Ouro Branco, também receberão o filme. A produção está disponível ainda no canal da Gerdau no YouTube.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.