‘Forró na Veia’: projeto visa valorizar e ensinar ritmo em Ouro Preto

'Forró na Veia': projeto visa valorizar e ensinar ritmo em Ouro Preto

Para além de dançar coladinho, o Grupo de Forró Ouro Preto (GFOP) criou o  “Forró na Veia: Forró e Patrimônio”, com o intuito de discutir e fortalecer o cenário cultural do forró em Ouro Preto e região. Com o primeiro encontro marcado para este domingo (15), na Casa de Cultura Negra, o projeto promoverá  palestras e rodas de conversa com profissionais atuantes no forró, aulas de dança para iniciantes e praticantes, além de um animado baile de forró com DJs e bandas.

Nascido na década de 30, no Pernambuco, o forró se tornou uma das bandeiras do Brasil. Afinal de contas, o brasileiro conhece bem a sonoridade especial que nasce da mistura de sanfona, zabumba e triângulo. Sendo um ritmo musical essencialmente popular no nordeste, na década de 50 ele se tornou nacional com Luiz Gonzaga.

Em 2022, houve o reconhecimento do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. O título foi concedido no ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo. 

Nesse sentido, o GFOP busca discutir a importância do ritmo, com pessoas de Ouro Preto e região. Segundo os organizadores, as reuniões do Forró na Veia acontecerão de maneira quinzenal, sempre no segundo e quarto domingo de cada mês, garantindo aulas regulares de forró e atividades culturais até o final do ano. Toda a programação é gratuita.

Cronograma do primeiro encontro

  • 15:15-16:00 – Roda de Conversa: “Diferenças regionais e estruturais do forró” com Isadora D’Lavor e Joviano Gonçalves.
  • 16:10-17:00 – Aula de Forró com o GFOP.
  • 17:00-21:00 – Baile de Forró com DJ Helbert.

Leia também:

O Grupo de Forró Ouro Preto

O coletivo nasceu em 2013 e, desde então, oferece para a população da Cidade Patrimônio Mundial, uma gama de atividades que promovem o forró, incluindo aulas gratuitas com professores capacitados.

Os eventos em que houve a presença do GFOP incluem:  Cultura Forrozeira (2019, 2023, 2024), Cultura Forrozeira no Festival de Inverno de Ouro Preto (2024),Espaço Pé de Serra no Festival de Inverno de Ouro Preto (2023), Espaço Pé de Serra em Mariana (2023), Festival Cultural de Camargos/Mariana (2023), entre outros eventos culturais e parcerias.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment