Inauguração da UPA 24h é adiada em Mariana

Inauguração da UPA 24h é adiada em Mariana

A Prefeitura de Mariana anunciou que a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, primeira etapa do Complexo de Saúde, inicialmente agendada para a próxima segunda-feira (16), foi adiada em uma semana. O evento agora ocorrerá no dia 23.

Segundo informações oficiais da Prefeitura, divulgadas nas redes sociais, o adiamento se deu para “garantir um atendimento completo e eficiente para toda a população”. Anteriormente, a cerimônia seria realizada pela manhã, desta vez no entanto, foi agendada para às 19h.

A UPA está em construção há 10 anos, e foi inicialmente chamada de UPA São Pedro. Contudo, o atual prefeito Celso Cota (PSDB) propôs a alteração do nome para Olímpio Pimenta Santos e agora se tornará um Complexo de Saúde Integrado, contendo também o Central de Abastecimento Farmacêutico e o Central de Transporte Sanitário. A nova unidade oferecerá atendimento médico de urgência e emergência, funcionando 24 horas por dia, sem interrupção. Com isso, espera-se melhorar o acesso à saúde e reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência da cidade.

A obra teve início em 2014, durante uma gestão anterior de Celso, mas enfrentou paralisações no ano seguinte devido a problemas financeiros e recomendações do Ministério da Saúde. As atividades só foram retomadas em 2021, na administração de Juliano Duarte, com um crédito adicional que permitiu concluir a parte interna do prédio.

Desde que reassumiu a Prefeitura, Celso Cota incluiu a entrega da UPA como prioridade. Apesar de atrasos na execução, a unidade será entregue com a promessa de ser o primeiro passo para a consolidação de um hospital que se torne referência regional.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment