Na tarde de ontem (22), um incêndio no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, provocou grande impacto devido ao volume de fumaça visível à distância. As chamas começaram a se alastrar no meio da tarde e, de acordo com a apuração do Jornal Geraes, o fogo só foi controlado no início da manhã de hoje (23). Brigadistas que atenderam a ocorrência suspeitam que o incêndio tenha sido criminoso. Por isso, mais de 30 pessoas foram mobilizadas para controlar o fogo.
O Tenente Torres, comandante do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, relatou ao Jornal que o foco de incêndio começou fora da propriedade do Parque do Itacolomi, supostamente em uma propriedade particular. Rapidamente, por conta do tempo seco e outras condições características do inverno, as chamas se alastraram, subindo o Pico, consumindo assim a vegetação. Torres comandou as equipes juntamente com Daniela de Souza, Gerente do Instituto Estadual de Florestas.
Leia também:
- Achados e Perdidos: cartões e documentos encontrados no show do Lagum em Ouro Preto
- Angelo Oswaldo e Regina Braga confirmam candidatura à reeleição em Ouro Preto
O Tenente explicou que a ocorrência foi registrada por volta das 14h30 e que, ao chegarem ao local, os brigadistas já encontraram o incêndio dentro do parque. Por conta do risco para a equipe, eles paralisaram a operação no meio da noite, mas já haviam direcionado o fogo para um local de dissipação. Na manhã de hoje, os agentes fazem uma operação de rescaldo, sem chamas visíveis.
“O fogo começou fora, e aí se estendeu para dentro do parque. Combatemos o fogo até aproximadamente 20h, mas devido ao risco para a guarnição e as condições de deslocamento, suspendemos o combate. Esse combate inicial foi essencial para hoje, direcionando a linha de incêndio para uma área com mais pedras e umidade, o que enfraqueceu o fogo durante a noite. Hoje, conseguimos finalizar o trabalho com um sobrevoo às 7h, e não há mais chamas. No entanto, nossas equipes estão fazendo um trabalho de rescaldo, passando pela área queimada, virando troncos e apagando possíveis cinzas para evitar que o fogo retorne”, detalhou Torres.
AINDA NÃO HÁ PROPORÇÃO NEM CERTEZA DA MOTIVAÇÃO DO INCÊNDIO NO PARQUE ITACOLOMI
Nesse sentido, quando questionado sobre a proporção do incêndio, o Tenente informou que ainda não havia uma estimativa exata, mas que a suspeita é de incêndio criminoso. “A princípio, a suspeita é de ação humana, talvez alguém limpando parte do quintal e o fogo se alastrou para a área do parque. Nesta época do ano, com o tempo seco, essa situação se torna mais comum. A vegetação está mais seca, e a tendência é que pequenos focos de incêndio se transformem rapidamente em grandes incêndios.”
Ontem, 13 brigadistas participaram da operação, e hoje, o número subiu para 26, com o apoio de uma aeronave, caminhonetes e um caminhão. “Podemos dizer que o fogo está controlado, mas ainda precisamos fazer a operação de rescaldo para garantir que não haja troncos em chamas que possam reacender o incêndio com o calor do meio-dia”, concluiu Torres.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Incêndio no Parque Itacolomi já foi controlado; suspeita é de início criminoso […]
[…] Incêndio no Parque Itacolomi já foi controlado; suspeita é de início criminoso […]