O prefeito de Itabirito, Dr. Élio da Mata, anunciou a ampliação do horário de atendimento em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município durante o período de frio. A partir desta segunda-feira, 2 de junho, as UBS Santa Efigênia, São José e Vila Gonçalo passam a funcionar até as 22h nos dias úteis e das 9h às 18h aos fins de semana.
Segundo o prefeito, a medida busca atender à demanda crescente por atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, especialmente crianças e idosos, que costumam ser mais afetados em períodos de baixas temperaturas. “O frio está chegando e com isso os problemas respiratórios vão se tornando mais intensos. Por isso, nossa Secretaria de Saúde ampliou o horário de funcionamento das UBS”, declarou o prefeito de Itabirito em vídeo divulgado nas redes sociais.
A mudança no funcionamento das unidades permanecerá enquanto persistirem as condições climáticas associadas ao aumento das síndromes respiratórias.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto nomeia mais 24 concursados
- Febre Amarela: Prefeitura faz alerta após mico ser encontrado morto em Mariana
A ampliação do atendimento em unidades de saúde também tem sido adotada em outras cidades da região dos Inconfidentes. Mariana, por exemplo, decretou estado de emergência em saúde pública e anunciou o funcionamento estendido de unidades municipais para conter a sobrecarga do sistema. A medida busca atender a casos leves de forma descentralizada, evitando superlotação em unidades de pronto-atendimento.
Em nível estadual, o governo de Minas Gerais também tem orientado os municípios a reforçarem ações de prevenção e resposta, como a intensificação da vacinação contra a gripe e o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.