Os jovens de Mariana Victor Otávio Gonçalves Souza, de 15 anos, e Lucas de Souza Freitas Coelho, com 10, alcançaram medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo. Ambos fazem parte do projeto esportivo do Centro de Referência da Infância e Adolescência na cidade (CRIA), importante dispositivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC).
O mais velho foi o campeão da categoria juvenil na 3ª etapa da competição, disputada em Mariana. Ele está no projeto do CRIA há três anos, tendo entrado com doze anos. Já Lucas, o mais novo, foi o vice-campeão da categoria infantil. A criança está desde os sete anos participando das atividades.
Leia também:
- De Nando Reis a Sérgio Mallandro: confira a programação completa do Festival de Inverno de Mariana
- Funcionária morre em acidente na Nexus, em Ouro Preto
O CRIA em Mariana
O CRIA atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no contraturno escolar, oferecendo um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento social e cultural. No local, os jovens tem a disposição o contato com diversas atividades culturais e esportivas. Destacam-se, por exemplo, a fanfarra e bateria, o projeto de Taekwondo e Muai Thay
O que é o Taekwondo, sucesso em Mariana
O esporte é uma arte marcial coreana, que envolve destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e interseções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, o Taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o Taekwondo olímpico. Basicamente, é uma luta de chutes com muito poder de explosão.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.