O primeiro passo da reforma administrativa na Prefeitura de Mariana foi anunciado pelo prefeito Juliano Duarte (PSB) nesta segunda-feira (06), com a união das secretarias do Planejamento e da Fazenda. Marlon FIgueiredo, gestor com grande experiência no município, será o chefe da ‘super-pasta’, criada para agilizar os serviços públicos.
Em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções, o prefeito esteve ao lado de Sônia Azzi (Republicanos), sua vice e o secretário de Planejamento e Fazenda da Primaz de Minas.
Esta união representa um movimento importante, visto que ambas as pastas desempenham um papel fundamental na administração de uma cidade. Enquanto o Planejamento é responsável por elaborar o orçamento e gerir os contratos, a Fazenda realiza o pagamento das licitações e organiza as contas públicas do município.
Nas redes sociais, Juliano destacou os objetivos da fusão:
“Administração Eficiente” – Vamos unir as secretarias de Planejamento e Fazenda em nossa reforma administrativa e, hoje, demos o primeiro passo para falar dessa importante fusão. Queremos dar, além de total transparência, agilidade aos serviços públicos. Essa união vai promover a integração de todas as equipes e etapas necessárias para transformar a prefeitura em uma administração eficiente.
Juliano também agradeceu ao secretário Marlon Figueiredo e reforçou a expectativa de dedicação para impulsionar o desenvolvimento local.
Leia também:
- Forte chuva causa transtornos no Centro de Mariana
- Planeta Ouro Preto promete maior edição de todos os tempos em 2025
Quem é Marlon Figueiredo, o homem responsável pela união das secretarias em Mariana?
Advogado e especialista em Licitações e Contratações Públicas, Marlon Figueiredo possui uma trajetória de 12 anos no setor público, com experiência em Mariana. Ele já atuou como Secretário de Planejamento, Suprimentos e Transparência por sete anos consecutivos, nas gestões de Duarte Júnior, Juliano Duarte (como interino), Ronaldo Bento (interino) e Edson Leitão (interino).
Entre seus feitos, Marlon liderou importantes avanços na transparência pública, incluindo a transmissão ao vivo de licitações municipais, projeto que concorreu ao Prêmio Innovare, e a implementação do programa “Mariana + Transparente”.
Ele também desempenhou papel estratégico na retomada econômica após o rompimento da barragem da Samarco em 2015 e foi responsável pela regulamentação local da Lei Complementar 123/06, com foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Após ser exonerado em 2023, quando Celso Cota assumiu a Prefeitura, Marlon retorna ao cargo em um momento chave para a administração de Juliano Duarte, no início do primeiro mandato do chefe do executivo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.