Um lobo-guará adulto foi registrado neste domingo (25) no canteiro de obras da mineradora Vale, na região de Vargem Grande. As informações foram divulgadas pelo Instituto Habitat, que acompanha a presença de animais silvestres em áreas próximas a empreendimentos de mineração e preservação ambiental. O registro reforça a crescente ocorrência de espécies nativas em zonas de atividade industrial localizadas no entorno de áreas naturais.
De acordo com o Instituto Habitat, a presença de animais silvestres em áreas de mineração tem se tornado cada vez mais comum, principalmente porque muitos empreendimentos estão instalados próximos a fragmentos de vegetação preservada e corredores ecológicos. O lobo-guará, espécie símbolo do Cerrado e considerada vulnerável em algumas regiões, foi avistado circulando pelo canteiro de obras sem apresentar comportamento agressivo.
Leia também:
- Dique da Vale rompe em Ouro Preto e lama atinge instalações da CSN
- Após alagamentos, Mariana segue em alerta neste domingo
A entidade destacou a importância ecológica da fauna silvestre para o equilíbrio dos ecossistemas e fez um alerta aos trabalhadores e à empresa para que evitem qualquer tipo de aproximação. Segundo o Instituto Habitat, alimentar esses animais pode interferir diretamente em sua dieta natural, alterar padrões de comportamento e comprometer sua sobrevivência a longo prazo, além de aumentar o risco de acidentes.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
