Lula defende Juliano Duarte de vaias em Mariana

Lula defende Juliano Duarte de vaias em Mariana

O presidente Lula (PT) defendeu o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), das vaias sofridas durante evento na Praça da Sé, nesta quinta-feira (12). O chefe do executivo municipal recebeu manifestações negativas após falas sobre as dificuldades sofridas pela Primaz de Minas após o rompimento da Barragem de Fundão.

Ao intervir, Lula pediu respeito ao prefeito e destacou a importância do momento para a cidade:

— Deixa eu pedir um favor pra vocês. Esse momento é histórico para a cidade de Mariana e para Minas Gerais. Quando começar a campanha política, faça sua parte, mas hoje não. Hoje ele [prefeito] é nosso convidado, não tem sentido o presidente convidar uma autoridade e ela ser mal recebida. Não está proibida a liberdade de expressão, é só responsabilizando a liberdade de expressão — declarou o presidente.

Após o episódio, Juliano Duarte agradeceu o apoio de Lula e prosseguiu com sua fala, ressaltando a gravidade do desastre e o simbolismo da visita presidencial.

— Desde o dia 5 de novembro de 2015, nenhum presidente pisou em Mariana, e hoje vossa excelência volta para celebrar esse acordo. Nossa gratidão e nosso respeito. Foi o maior crime ambiental do mundo e isso precisa ser documentado — afirmou o prefeito.

Lula em Mariana

Lula defende Juliano Duarte de vaias em Mariana
Juliano Duarte abraça Lula em Mariana. Foto: João B.N Gonçalves

Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma cerimônia na Praça da Sé, em Mariana (MG), onde foi assinado o Protocolo de Intenções para a implantação do Hospital Universitário da cidade. O projeto, em parceria com a UFOP e a Prefeitura de Mariana, prevê um investimento de R$ 200 milhões, com a contratação de cerca de 600 profissionais. A unidade será um centro de referência em saúde de média e alta complexidade, com centro cirúrgico, UTIs e especialidades como cardiologia, neurologia e cirurgia vascular. O terreno será doado pela Prefeitura.

Leia também:

O prefeito Juliano ainda sugeriu que o hospital receba o nome de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, ex-arcebispo de Mariana falecido em 2006, a quem o presidente Lula prestou homenagem ao participar de seu velório à época. Ao final do discurso de Juliano, Lula o abraçou diante do público.

Também foram anunciados avanços no novo Acordo Rio Doce, que trata da reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Lula destacou o esforço do governo federal para destravar as negociações, que estavam paradas há oito anos, e reafirmou o compromisso com a reparação dos atingidos. Estiveram presentes o ministro Alexandre Padilha, o reitor da UFOP, Luciano Campos, e o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB).

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

3 Thoughts to “Lula defende Juliano Duarte de vaias em Mariana”

  1. […] Lula defende Juliano Duarte de vaias em Mariana […]

Leave a Comment