A cidade de Mariana terá R$ 139 milhões, dos recursos da reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão, investidos em obras e melhorias na saúde pública. O recurso faz parte da homologação do Novo Acordo de Mariana, assinado em 2024, e foi anunciado durante cerimônia no Palácio do Planalto, na última sexta-feira (26), que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O plano da Prefeitura prevê a retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde que estavam paralisadas, construção de novas unidades nos distritos, a criação do Hospital Universitário e a entrega do Centro Especializado de Atendimento a Crianças e Adultos com Espectro Autista. Além disso, haverá investimento em reabilitação e ações para zerar a fila de cirurgias eletivas.
Leia também:
- Homem que baleou sargento em Itabirito é preso após operação policial
- Mulher está desaparecida há 16 dias em Ouro Preto
Segundo o prefeito Juliano Duarte (PSB), a iniciativa representa um marco para o município. “Hoje é um dia histórico para a saúde de Mariana, estamos recebendo o recurso da homologação da bacia do Rio Doce, um valor de 139 milhões de reais que vai mudar a realidade da nossa saúde pública”, afirmou.
Juliano destacou ainda que o compromisso com a população exige dedicação contínua: “Nós iremos fazer grandes anúncios em Mariana detalhando o investimento desse recurso. Nosso compromisso com as crianças atípicas, PDH e autismo está incluído no nosso plano. Vamos zerar a fila de cirurgias e estamos trabalhando muito, todos os dias, porque o nosso compromisso é transformar a saúde pública de Mariana e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse.
A secretária de Saúde, Marilene Romão, reforçou que a aplicação do recurso será detalhada em etapas. “É um dia histórico, o nosso plano contempla a distribuição desse volume de recursos e muita coisa boa está por vir”, ressaltou.
O investimento faz parte do conjunto de medidas ligadas ao Novo Acordo de Mariana, que prevê aporte de R$ 170 bilhões pelas mineradoras ao longo de 20 anos, em ações voltadas para recuperação ambiental, infraestrutura e serviços públicos.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

amigo, ele disse “crianças atípicas, TDAH e autismo” e não PDH.