Mariana sedia Conferência Internacional sobre o Tarifa Zero

Mariana sedia, nesta sexta-feira (6), o segundo dia da 1ª Conferência Internacional Tarifa Zero e Saúde: Interseccionalidades Emergentes. O evento, que começou na quinta-feira (5) no Centro de Convenções da cidade, reúne representantes do poder público, especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores e sociedade civil para debater os efeitos da Tarifa Zero em Mariana, com foco nos impactos à saúde pública, mobilidade urbana e justiça social.

Durante a cerimônia de abertura, realizada na quinta-feira, o prefeito Juliano Duarte destacou os avanços do programa Tarifa Zero em Mariana, que já registra mais de 700 mil deslocamentos mensais gratuitos. “Quando começamos, eram cerca de 180 mil usuários mensais. Hoje são mais de 700 mil usuários circulando pela cidade de forma totalmente gratuita”, afirmou.

Segundo o prefeito, se o sistema fosse tarifado, os deslocamentos representariam mais de R$ 4 milhões mensais pagos pela população. Atualmente, o município investe cerca de R$ 1,6 milhão por mês para manter o benefício. “É uma economia direta para o cidadão e para o setor empresarial, que deixou de arcar com o vale-transporte dos seus funcionários”, acrescentou.

A Tarifa Zero em Mariana tem sido reconhecida como modelo de política pública com impacto direto na saúde e na qualidade de vida. O pesquisador Daniel Santini, da Fundação Rosa Luxemburgo, reforçou essa relação. “A redução da poluição, o menor número de acidentes de trânsito e o aumento no acesso aos serviços de saúde são consequências visíveis da Tarifa Zero. Mariana se tornou referência nacional ao adotar um modelo sustentável de remuneração baseado no custo de operação”, disse.

O diretor de Trânsito de Mariana, Eliabe de Freitas, relembrou que o projeto começou a ser elaborado ainda em 2019, na gestão do então prefeito Duarte Júnior, atual deputado federal. “O projeto enfrentou ceticismo, mas foi para frente com estudos técnicos e coragem política. Em 2022, Mariana implementou a Tarifa Zero com sucesso, beneficiando toda a população”, declarou.

Leia também:

A secretária municipal de Saúde, Marilene Gonçalves, reforçou os efeitos positivos da Tarifa Zero em Mariana no acesso ao sistema de saúde. “Hoje, muitos cidadãos conseguem manter tratamentos contínuos e frequentar consultas médicas com muito mais facilidade. Isso é cuidar das pessoas com dignidade”, afirmou.

Com participação de pesquisadores de várias partes do Brasil e de convidados internacionais, como a deputada alemã Katalin Gennburg e pesquisadores da Universidade do Kansas (EUA), a conferência coloca Mariana no centro das discussões sobre transporte público gratuito no cenário global.

A programação da conferência Tarifa Zero em Mariana continua nesta sexta-feira, com mesas temáticas dedicadas à saúde pública, experiências nacionais e internacionais, governança e protagonismo social. Um dos destaques do dia será o lançamento do documentário “Tarifa Zero: Cidade em Disputa”, previsto para o fim da tarde.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Mariana sedia Conferência Internacional sobre o Tarifa Zero”

  1. […] [Geraes] Mariana sedia Conferência Internacional sobre o Tarifa Zero […]

Leave a Comment