Mariana decreta estado de emergência por conta das queimadas

Nesta segunda-feira (02), o prefeito de Mariana, Celso Cota (PSDB), emitiu um decreto estabelecendo estado de emergência por 60 dias devido aos incêndios florestais que vêm assolando o município. Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (03), o prefeito apresentou o plano da Prefeitura para enfrentar as queimadas. Durante a coletiva, Cota revelou que um dos mais recentes incêndios teve origem criminosa e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Desde o início de agosto, período mais crítico para as queimadas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 36 focos de incêndio na região de Mariana. O decreto assinado pelo prefeito permite a mobilização de todos os órgãos municipais, o adiamento de eventos com grandes aglomerações e a contratação emergencial de serviços sem licitação. Também autoriza as autoridades a entrar em propriedades privadas em caso de risco iminente.

Mariana decreta estado de emergência por conta das queimadas
O prefeito Celso Cota pensou em cancelar o Arraiá da Cidade Alta por conta das queimadas em Mariana. A Prefeitura instalará totens de água para a população se hidratar.

Na coletiva, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Anderson Aguilar, e a secretária de Segurança Pública, Marta Guido. O prefeito destacou o caráter atípico das condições climáticas que todo o país tem enfrentado. Segundo o secretário Anderson, a região não registra uma chuva substancial há mais de 130 dias, o que dificulta o combate e a prevenção aos incêndios.

Com mais de 130 dias sem chuva, o fogo se propaga em grande velocidade, especialmente com o vento que contribui para a elevação das chamas. Em Minas Gerais, foi divulgada uma nota informando que 562 municípios estão com temperaturas características de deserto. Solicitamos reforço do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, eles estão todos em campo, trabalhando intensamente.

disse Celso em coletiva.

Para enfrentar a situação, o município já iniciou o processo de contratação de uma brigada voluntária de combate ao fogo. O tenente Luciano, responsável pelo batalhão do Corpo de Bombeiros que atende Mariana e outras cidades da região, como Ouro Preto, Itabirito, Catas Altas e Diogo de Vasconcelos, está coordenando as ações de maneira integrada para enfrentar os incêndios simultâneos que afetam essas localidades.

COMO COIBIR INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM MARIANA

A capitã Marta, à direita, pede que as pessoas que forem identificadas colocando fogo, sejam denunciadas. Foto: Igor Varejano

A época do ano é essencialmente complicada no que tange ao risco de queimadas. Contudo, de acordo com os órgãos de Mariana, grande parte dos focos são causados de maneira criminosa. Assim sendo, a secretaria de Segurança Publica, através da Guarda Municipal, trabalha no sentido de identificar e coibir essa ação.

Leia também:

“Nesse período, intensificamos o patrulhamento, não só pela Guarda Municipal, mas também pela Polícia Militar e pela Polícia Militar de Meio Ambiente, para identificar essas ações criminosas. É uma situação complicada, difícil de identificar, e muitas vezes precisamos da colaboração da comunidade para conseguir identificar os responsáveis.”

destacou a Capitã Marta.

De todo modo, mesmo com o esforço dos órgãos de segurança, as dificuldades inerentes à geografia e extensão do município de Mariana tornam a identificação dos autores muito mais difícil.

Com o intuito de combater as queimadas na cidade, foram mobilizados mais de 50 homens. As operações de combate a incêndio em Mariana contam com o apoio da Brigada do Instituto Habitat e também da Associação Mineira Defesa do meio Ambiente (AMDA).

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Mariana decreta estado de emergência por conta das queimadas”

  1. […] A cidade de Mariana não registra uma chuva substancial há 141 dias. Os dados da Estação Alpha indicam que a última precipitação que realmente trouxe melhora na qualidade do ar e umidade, aconteceu no dia 18 de abril. Desde então, o tempo seco tomou conta dos municípios e os problemas advindos deste momento se soma. Por conta desta realidade, a Prefeitura de Mariana decretou estado de emergência. […]

Leave a Comment