Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH

Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH

No último sábado (5), a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, recebeu uma demonstração da tradição religiosa de Mariana com o cortejo “Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais”. A atividade, que integra a programação do evento Minas Santa, foi organizada em parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, a Arquidiocese de Mariana e a Secretaria Municipal de Cultura de Mariana.

A apresentação teve início em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), percorreu o centro da Praça da Liberdade e seguiu até o Palácio da Liberdade. O cortejo trouxe cerca de 60 personagens bíblicos e contou com a participação da banda União 15 de Novembro.

O evento buscou apresentar ao público da capital mineira aspectos tradicionais da Semana Santa de Mariana, considerada uma das mais antigas e expressivas manifestações de religiosidade popular do estado. Durante o cortejo, foram realizadas encenações ligadas à Paixão de Cristo, com destaque para a representação de figuras bíblicas.

Leia também:

De acordo com o padre Geraldo Buziani, da Arquidiocese de Mariana, a proposta do evento foi mostrar a riqueza cultural e simbólica das celebrações religiosas das cidades históricas. “Eu considero que é uma oportunidade interessante dessa apresentação do figurado bíblico, que sintetiza a expressão simbólica, artística e cultural da Semana Santa nas nossas cidades históricas. Essa representação mostra a plenitude da revelação de Deus no mistério pascal de Jesus, que é sua morte e ressurreição”, explicou o padre.

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou que a participação no evento teve como objetivo divulgar a tradição religiosa da cidade e fomentar o turismo. “Hoje, nós trouxemos os personagens da Semana Santa para a capital. Fizemos um cortejo saindo do prédio do Iepha, passando pela Praça da Liberdade até chegar ao Palácio da Liberdade. O nosso objetivo é mostrar a tradição da Semana Santa de Mariana para que as pessoas possam visitar a cidade e conhecer nossa história”, afirmou.

Segundo o prefeito, a expectativa para a movimentação turística durante o período da Semana Santa é positiva. “Grande parte da rede hoteleira já está reservada. Queremos mostrar que Mariana tem um grande potencial turístico e religioso. Essa é também uma forma de virar a página da tragédia do rompimento da barragem de Fundão e reforçar que o município está restaurado e preparado para receber os visitantes”, completou.

Entre os participantes do cortejo estava Dario Américo, que interpretou o personagem José do Egito. Ele relatou sua conexão com a tradição. “É uma sensação de espiritualidade muito bonita, porque é uma tradição que vem de muito tempo em Mariana e agora está sendo levada para outras regiões. Eu sempre participei, mexo com pintura e escrita, e essa é a terceira vez que estou na vestimenta”, contou.

Dario também comentou sobre o simbolismo de representar uma figura bíblica de relevância. “José do Egito tem uma história muito grande. Era filho de Jacó, sofreu com a inveja dos irmãos, mas alcançou fé e se tornou governador do Egito. Representá-lo é uma grande responsabilidade”, disse.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

4 Thoughts to “Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH”

  1. […] Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH […]

  2. […] Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH […]

  3. […] Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH […]

  4. […] Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH […]

Leave a Comment