Mariana oficializa programa Câmara Mirim

Mariana oficializa programa Câmara Mirim

A Câmara Municipal de Mariana aprovou nesta segunda-feira (24), a oficialização do programa “Câmara Mirim”, instituído pelo Projeto de Resolução Substitutivo nº 02/2025, de autoria do vereador Ítalo Henrique (PSB), conhecido como Ítalo de Majelinha. O projeto institui o programa de forma permanente , uma iniciativa voltada para aproximar os jovens da política e da democracia participativa.

O programa permite que alunos de escolas públicas e privadas participem de reuniões da Câmara Mirim, onde podem levantar questões e sugerir melhorias para seus bairros. As sugestões apresentadas são votadas na Câmara de Mariana e, caso aprovadas, encaminhadas ao Poder Executivo para análise e possível implementação.

O programa Câmara Mirim tem como principais objetivos desenvolver a cidadania entre os jovens de Mariana, e proporcionar uma compreensão mais ampla sobre os diversos aspectos da democracia participativa, além de permitir que as crianças compreendam a importância de exercerem seus direitos e deveres cívicos desde cedo. Segundo o vereador Ítalo de Majelinha, a proposta também busca estimular um contato mais próximo entre os estudantes e o legislativo municipal.

Leia também:

O programa já havia sido realizado em Mariana entre 2022 e 2024, sendo uma proposta do então vereador Ricardo Miranda. Agora, com o projeto de resolução aprovado, a iniciativa passa a integrar de forma definitiva o regimento da Câmara Municipal.

Durante a apresentação da proposta, Ítalo de Majelinha fez questão de reconhecer o trabalho de Ricardo Miranda na implementação inicial do programa. “Primeiramente, eu queria agradecer a contribuição do ex-vereador Ricardo Miranda, que iniciou esse programa nesta casa. Agora, estamos trazendo ele para o nosso regimento, para que seja um programa permanente”, afirmou o vereador.

Mariana oficializa programa Câmara Mirim
O “Câmara Mirim”, proposto pelo vereador Ítalo de Majelinha, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Mariana / Foto: João B. N. Gonçalves

Ele também destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos jovens. “O grande objetivo desse projeto é a formação consciente dos nossos cidadãos, das nossas crianças e adolescentes, para que entendam as funções de cada poder e as responsabilidades de cada um. Queremos garantir que esses jovens tenham a oportunidade de conhecer a nossa Câmara e entender o funcionamento do legislativo”, explicou.

Uma das novidades do programa é sua versão itinerante, que levará as sessões da Câmara Mirim a diferentes escolas do município. “A ideia é contemplar todas as escolas de Mariana. Todas serão convidadas a participar. Queremos que o programa aconteça pelo menos uma vez por mês, e contamos com o apoio dos demais vereadores para construí-lo juntos”, acrescentou Ítalo de Majelinha.

A Câmara Mirim já teve impactos positivos em Mariana. Alunos da Escola Educar, por exemplo, sugeriram melhorias para o bairro Vila do Carmo, e estudantes de diferentes escolas participaram da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais ao longo dos últimos anos.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment