MG vence 24 de 41 categorias na ‘Copa América do Queijo’, mas argentino leva grande prêmio

Aconteceu no último final de semana, em Araxá, a Expoqueijo, competição que premia os melhores queijos entre mais de mil concorrentes de 14 países. O estado de Minas Gerais liderou em volume de medalhas de ouro, com 24 primeiras colocações de 41 categorias. Contudo, o argentino Mauricio Couly venceu o grande prêmio, Super Ouro, pela segunda vez.

Quase sete toneladas de queijo foram avaliadas na edição deste ano do Super Ouro, maior premiação da Expoqueijo. A competição é organizada pela Bonare Eventos, com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), entre outros parceiros.

O argentino Couly venceu o Concurso Internacional de Queijos Artesanais com o produto 4 Esquinas, concorrente na categoria de leite de vaca pasteurizado de casca tratada. Ele já havia vencido a premiação em 2023.

Leia também:

MINAS LIDEROU EM MEDALHAS

Mesmo com a vitória do hermano, Minas Gerais pode comemorar a liderança no ‘quadro de medalhas’. Mais de 20 queijarias do Estado conquistaram pelo menos uma medalha de ouro nas mais de 40 categorias do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo Brasil 2024.

A grande vencedora do estado foi a scola Queijos no Brasil, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, que venceu cinco premiações, incluindo dois primeiros lugares, com um queijo de leite cru maturado por quase 180 dias e um Requeijão Moreno, além de uma prata e duas terceiras posições. 

A metodologia da competição foi desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, vinculado à Epamig, que treinou os jurados e implementou o sistema de avaliação dos queijos com base em atributos sensoriais como aspecto global, cor, textura, aroma, consistência e sabor, além da distribuição dos pontos. Os queijos foram apresentados ao júri de forma anônima e o julgamento ocorreu em três fases: classificação dos medalhistas de ouro, prata e bronze por categoria, competição entre os vencedores das primeiras colocações para um lugar na grande final, e avaliação dos 15 mais bem pontuados por uma banca de especialistas.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment