Movimentos sociais e moradores de Santa Bárbara ocuparam a portaria da mineradora AngloGold Ashanti, no último sábado (5). O protesto foi uma reação a mais um disparo falso da sirene na barragem de Córrego de Sítio II, no distrito de Brumal, na última terça-feira (29).
Os cidadãos presentes levaram faixas de reclamações e proferiram palavras de ordem contra a ação da mineradora. “distritos pedem socorro”, “socorro! A Anglogold está nos matando aos poucos!” e “não seremos vítimas da omissão” foram algumas das frases mostradas pelos moradores.
Luiz Paulo Siqueira, dirigente do Movimento Pela Soberania Popular na Mineira, foi incisivo ao reivindicar melhores condições para as pessoas de Santa Bárbara, Barão de Cocais e região.
“Tirar essa bomba-relógio de cima das nossas cabeças. Estamos aqui fazendo esse ato para reivindicar coisas muito concretas”, revelou.
Foi a sexta vez, desde 2019, que a sirene da barragem tocou sem necessidade. O pânico se tornou uma parte do cotidiano para os moradores locais.
Leia também:
Alarme falso na barragem Córrego de Sítio
O ocorrido da última terça-feira despertou desespero nos moradores do distrito de Brumal. . Por volta de 14h, as pessoas da localidade precisaram deixar suas casas após o despertar de uma sirene informando o suposto risco de rompimento da barragem
Mais de 200 pessoas deixaram suas casas e se reuniram em um ponto de encontro do local. À ocasião, a AngloGold Ashanti se pronunciou, lamentou o equívoco e garantiu a segurança das barragens.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!