Amanhã (18) às 19h, o Museu de Congonhas recebe um espetáculo do projeto “Lírico em Concerto”, realizada pelo Coral Lírico de Minas Gerais, encerra uma série de concertos em espaços culturais do estado e marca a chegada da música lírica à cidade histórica, conhecida por seu patrimônio barroco e religiosidade.
O evento é gratuito e contará com apresentações que transitam entre a música coral brasileira e clássicos da ópera europeia. A apresentação começa com “Dona Nobis”, composição do mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca, seguida por trechos de óperas como “Sansão e Dalila”, de Camille Saint-Saëns; “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni; e “Tosca”, de Giacomo Puccini. Obras como “Diálogo das Carmelitas”, de Francis Poulenc, e “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, também fazem parte do programa.
Leia também:
Outro destaque é a execução de “Xirê-Ogum”, também de Fonseca, que remete a cantos de guerra africanos, evocando as raízes afro-brasileiras presentes na formação cultural de Minas Gerais. Para o maestro André dos Santos, regente do Coral, o concerto propõe uma reflexão sobre a fé e o sagrado, temas universais que ressoam com a identidade da cidade.
O Coral Lírico de Minas Gerais, fundado em 1979 é reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado e tem se dedicado à formação de plateia por meio de ações itinerantes.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Museu de Congonhas receberá "Lírico em Concerto" amanhã (18) […]