Até sábado (06), o projeto Mutirão das Escrituras, promovido pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), acontece em Conselheiro Lafaiete. A iniciativa acontece no Centro de Catequese Elza de Carvalho Bruno, no bairro Paulo VI, e busca garantir o direito à moradia regularizada a mais de 500 famílias.
O evento conta com uma equipe técnica da Cohab Minas, que está disponível para orientar moradores sobre pendências necessárias à regularização documental dos imóveis, que receberam o financiamento da Cohab.
Leia também:
De acordo com o presidente da Cohab, Márcio Bernardino, o mutirão é um passo importante para corrigir situações históricas de insegurança jurídica dos moradores.
“Essa iniciativa atende a uma solicitação do governador Romeu Zema, que pediu para a companhia ampliar substancialmente o acesso dos mineiros à moradia digna em Minas. “Há famílias que já quitaram suas casas há anos, mas ainda não receberam as escrituras. Estamos corrigindo essa distorção”, afirma.
A escritura definitiva é o documento que assegura a propriedade legal do imóvel, permitindo que o morador registre o bem no cartório, tenha acesso a crédito, possa realizar reformas com financiamento e, ainda, tenha mais segurança para transmitir a propriedade aos herdeiros. Em muitos casos, a falta do documento impede famílias de usufruírem plenamente de sua própria moradia.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Mutirão das Escrituras acontece em Lafaiete nesta semana […]