O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta sexta-feira, com patrocínio da Cemig, maior incentivadora da cultura em Minas Gerais. O evento é gratuito e o trajeto vai começar na Praça Tiradentes, a partir das 20h, seguindo pela Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Rua São José e finalizando no Largo da Alegria. A Fanfarra do Marília será acompanhada pelo Papai Noel, elfos, Grinch, Mickey, Minnie, Pato Donald, Pateta e Soldado de chumbo (Quebra-Nozes ) gigante.
Ainda na Praça Tiradentes, haverá uma projeção mapeada (video mapping) na fachada da Casa da Baronesa, atual sede do IPHAN, tendo como temática o Natal da Mineiridade e o queijo minas artesanal, que foi incluído na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO nesta quarta-feira (4) durante a 19ª sessão ordinária do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada em Assunção, Paraguai. A projeção mapeada é uma técnica que transforma a superfície do casarão em uma tela de mídia.
Neve em Ouro Preto
A grande novidade deste ano é a neve em frente ao Museu Casa dos Contos, que tem sido uma grande diversão para as crianças, além de lindas fotos para os adultos. Na última quarta-feira (4), foram acesas a iluminação especial em frente ao Museu Casa dos Contos. Além das luzes, a grande atração da noite foi a neve artificial, que trouxe encantamento tanto para crianças quanto para adultos.
De acordo com Gilson Martins, coordenador do evento e diretor executivo da Holofote, o Natal de Ouro Preto tem uma programação com atividades para todas as idades, destacando-se como um destino imperdível para vivenciar a magia desta época. “Temos em Ouro Preto a maior árvore de Natal das cidades históricas e a iluminação foi pensada para não prejudicar o visual dos casarões da cidade patrimônio mundial”, explica.
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.
Programação Natal de Ouro Preto – 06 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
18 às 20h – CASA DO PAPAI NOEL
Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro histórico
20h – PROJEÇÃO MAPEADA
Local: Fachada da Casa da Baronesa – Praça Tiradentes
20h – CORTEJO NATALINO
Local: Praça Tiradentes até Largo da Alegria Cortejo natalino com Fanfarra do Marília e Animadores Ouro Preto, com participação do Papai Noel, elfos, Grinch, Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta.
Programação completa no site: https://nataldeouropreto.com.br/programacao/
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
Leia também:
- Restaurante de Ouro Preto é eleito o melhor do interior de Minas Gerais
- Vila Galé Collection Ouro Preto será inaugurado em abril de 2025; veja como serão os quartos
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.