Obra de autor de ‘Ainda Estou Aqui’ será adaptada pela Orquestra Ouro Preto

Obra de autor de 'Ainda Estou Aqui' será adaptada pela Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto e o autor Marcelo Rubens Paiva (autor do livro Ainda Estou Aqui) firmaram parceria para concepção de uma adaptação de um livro para uma ópera. A informação foi anunciada pelo maestro Rodrigo Toffolo nesta segunda-feira (17) na Cidade Patrimônio Mundial. A obra adaptada será a publicação “Feliz Ano Velho”, lançado em 1982 pelo escritor paulista.

O maestro vê na obra um potencial para explorar diversas narrativas e emoções, o que a torna rica para uma adaptação operística. 

“Não sei quem conhece aqui o livro, mas é um livro fantástico. E a minha visão sobre o livro sempre foi uma visão mais, mais… eu não diria engraçado porque não é, mas o jeito que ele escreve, não necessariamente nos joga na tragédia, não nos joga nesse lugar. Então, eu acho que tem tanta coisa naquele livro que pudesse ser falada, contada“, revelou Toffolo. Ele ainda destacou que esse será o presente de 25 anos da Orquestra para os fãs.

O livro é uma autobiografia em que Marcelo Rubens Paiva relata sua experiência de vida após um acidente em 1979, quando, ao mergulhar em um lago, bateu a cabeça no fundo e ficou tetraplégico. Ele descreve os desafios físicos e emocionais enfrentados durante sua recuperação, a luta para se reinserir na sociedade e as dificuldades comuns a pessoas em situações semelhantes. 

Leia também:

O lançamento da versão em Ópera do livro “Feliz Ano Velho” ocorrerá no dia 14 de junho, no Rio de Janeiro. Uma exibição em Belo Horizonte também foi confirmada.

Marcelo Rubens Paiva também apareceu na divulgação da novidade. Ele celebrou a iniciativa da Orquestra Ouro Preto e brincou com a sensação de ‘pessoa importante’ que esta adapção lhe traz.

“Ver uma obra transformada em ópera me faz me sentir um cara muito mais do que importante, mas um cara quase erudito, um clássico”, brincou.

Marcelo Rubens Paiva e Ainda Estou Aqui

Obra de autor de 'Ainda Estou Aqui' será adaptada pela Orquestra Ouro Preto

Prolífico e premiado escritor, Marcelo Rubens Paiva ficou amplamente popularizado por conta de uma outra adaptação de uma obra sua. Trata-se de Ainda Estou Aqui, livro publicado em 2015 e adaptado por Walter Salles em 2024. Após lotar salas de cinema por todo o Brasil, a película ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ainda contou com mais cinco indicações.

Com informações da Comissão da Verdade, elaborada pelo governo Dilma, o autor descreve de maneira confessional a ditadura militar no Brasil, ao contar o processo de prisão e desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment