Ouro Preto, a cidade Patrimônio da Humanidade por sua relevância histórica dá passos para o futuro com a implantação da tecnologia 5G na cidade. Segundo o diretor da Tim, uma das maiores operadoras de telecomunicações do país, a cidade terá cobertura completa de sinal 5G até o final deste ano. Ouro Preto é a primeira cidade histórica com a tecnologia regulamentada. O projeto foi apresentado pelo vereador Vantuir e aprovado na Câmara.
Leia mais: Câmera registra furto em quiosque do centro de Ouro Preto; veja
A fala do diretor aconteceu quarta-feira (17/05) quando Angelo Oswaldo assinou o Termo de Anuência que permite a empresa IHS Brasil implantar a tecnologia para instalação de internet 5G no município de Ouro Preto. Entre os presentes no evento, a vice prefeita Regina Braga, o procurador do município, Diogo Ribeiro, o autor do projeto de Lei que permite a instalação do 5G, vereador Vantuir Silva, a vereadora Lilian França, o diretor de Ciência inovação e Tecnologia do município, Kelson Douglas Martins, os secretários de Desenvolvimento Econômico Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, de Saúde Leandro Moreira e a adjunta Isabela Guimarães, e o secretário de Cultura e Turismo Flavio Malta.
Presentes também na solenidade, representantes da IHS, Michel Levy e o diretor de tecnologia e Inovação, Giuseppe Glionna, e o diretor Regional da Tim, Daniel Oliveira.
A tecnologia 5G representa um avanço significativo na transmissão de dados móveis, caracterizada por uma latência extremamente baixa, ou seja, o tempo de resposta entre um dispositivo e o servidor é mínimo. Comparado ao 4G, que possui uma latência em torno de 50 milissegundos, o 5G pode alcançar menos de 1 milissegundo.
“Eu saio daqui com a gente com o compromisso de fechar esse ano com o 5G, que é uma tecnologia de ponta até 100% mais rápida que o 4G, então vai aprimorar demais a conectividade aqui em Ouro Preto”, afirmou Daniel Oliveira, diretor Regional da Tim.
O diretor de tecnologia e Inovação da IHS, Giuseppe Glionna reafirmou o compromisso da IHS com a manutenção dos monumentos históricos e da visualidade na instalação das antenas. Ele também destacou a importância do 5G para Ouro Preto, contudo não garantiu o número exato de torres.
“Quantas forem necessárias para uma cobertura boa. Ainda não sabemos. Vamos depender. De nossos clientes que são as operadoras. Tim, Vivo, Claro. Elas vão definir a cobertura. Nós somos parceiros, eles definem e a gente monta a estrutura” afirmou o diretor.
Essa característica do 5G abre portas para uma série de oportunidades, proporcionando uma conexão de internet rápida para uma ampla gama de dispositivos, incluindo veículos automotores, equipamentos médicos, câmeras de segurança e uma infinidade de outros aparelhos – um conceito conhecido como Internet das Coisas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Felipe Guerra no evento trouxe a informação de que o setor de inovação e tecnologia é um dos mais importantes da cidade de Ouro Preto.
“A terceira atividade econômica que mais gera arrecadação aos cofres públicos já é a de inovação e tecnologia, temos grandes cases de sucesso em Ouro Preto nessa área. Ouro Preto tem uma grande dificuldade com a internet a 5G vai nos ajudar a resolver isso”, disse Felipe.
Leia mais: Zé do Binga critica audiência da ALMG sobre a Saneouro: “Circo montado”
O prefeito Angelo Oswaldo afirmou ao repórter Antônio Isidoro que a parceria com a IHS só se deu após um estudo de impacto feito junto ao IPHAN e a UFOP, para garantir que as torres não agridam o patrimônio histórico da cidade. Além disso, também destacou o pioneirismo da inicativa:
“No Dia Mundial da Internet, estamos celebrando uma grande conquista em Ouro Preto. Em primeiro lugar, foi aprovada uma lei que permite a adoção do sistema 5G em nosso município, tornando-se pioneira na sua implantação. Além disso, assinamos um acordo operacional com a empresa IHS, uma empresa internacional especializada na implantação de infraestrutura para comunicação digital. Com esse acordo, a empresa IHS será responsável por implantar todo o sistema de torres, uma abordagem inovadora que possibilitará às operadoras a implantação do sistema 5G. Essa parceria promete trazer avanços significativos no acesso à internet em Ouro Preto e impulsionar o desenvolvimento tecnológico da cidade”, disse o chefe do executivo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] "Ouro Preto terá sinal 5G até final do ano", afirma diretor da Tim […]
[…] Leia também: Ouro Preto será uma das primeiras cidades do Brasil a ter sinal 5G […]