O Largo do Marília, no bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, foi palco no último sábado (25) do grande encerramento do Circuito Feiras – Vocações e Serviços do Território Glaura–São Bartolomeu. A feira reuniu produtores, artesãos e empreendedores em evento gratuito com atrações culturais, oficinas, gastronomia e programação musical.
A programação musical contou com a apresentação de artistas residentes dos distritos, sendo eles, o cantor e compositor Bontempo, de São Bartolomeu, que apresentou o show Cantorias Brasileiras; o violeiro do distrito Jorge Loredo; o Trio Capricum, que apresentou um repertório de jazz e música instrumental brasileira; Otávio Honorato, do Soares, com os clássicos do rock em formato acústico e por fim, a apresentação da Escola de Samba Inconfidência Mineira (Esim).
Leia também:
O público também participou de oficinas e atividades formativas, realizadas pelo arquiteto André Perdigão, que ministrou a Oficina de Desenho; a multiartista Mô Maiê, a Oficina de Percussão; e a atriz e arte educadora Raquel Silva conduziu a recreação infantil. “O Circuito foi pensado como uma oportunidade de encontro entre cultura, saberes e produção local.
Durante um ano de atividades, o Circuito Feiras realizou nove edições nos distritos de Glaura, São Bartolomeu e Soares, totalizando mais de 20 apresentações artísticas e oficinas, com público superior a 2 mil pessoas. O encerramento em Ouro Preto reuniu cerca de 500 visitantes, além de expositores e empreendedores locais do bairro Antônio Dias, fortalecendo a interação entre a cidade-sede e as comunidades rurais.
O projeto foi idealizado pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (Adaf) e integra o programa Ordenamento do Turismo: Sinalização e Formação Comunitária – Projeto Rotas do Ouro | Turismo Sustentável (Roots). É financiado por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Fundes), por meio do edital 001/2023 do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável Condes de Ouro Preto.
O evento também contou com a parceria da Associação dos Moradores do Bairro Antônio Dias (Amadias), que acolheu a feira no Largo do Marília e ofereceu suporte logístico aos expositores e à organização.
O presidente da entidade, Rogério Fernandes, destacou a importância da colaboração entre as comunidades da sede e distritos. “Ficamos muito felizes em receber o encerramento do Circuito aqui no Antônio Dias. Foi um momento de encontro entre os distritos e a sede, em um espaço histórico e simbólico da cidade. A Amadias se orgulha de contribuir com um evento que valoriza o trabalho dos produtores locais e promove integração comunitária”, afirmou.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Ouro Preto celebra encerramento do Circuito Feiras […]