Nesta terça-feira (24/6) é comemorado um dos aniversários de Ouro Preto. Isso mesmo. Mas o que é comemorado neste dia e em 8 de julho? Uma é a celebração da primeira missa do arraial de Padre Faria que viria a ser a Vila Rica do Pilar de Ouro Preto, ocorrida há 327 anos, em 1698. A outra, comemora o dia oficial em que a cidade foi fundada, há 314 anos, em 1711.
24 de junho – o primeiro dos aniversários de Ouro Preto
A história tem início em 1698, quando o bandeirante Antônio Dias de Oliveira avistou o Pico do Itacolomi, usado como referência pelos povos indígenas para localizar o Ribeirão do Tripuí. Segundo a tradição, ao beber das águas do ribeirão, Antônio Dias encontrou pepitas de ouro, o que motivou a instalação de um arraial de mineração naquela localidade.
Logo após sua chegada, ele e seus companheiros, entre eles o padre João de Faria Fialho, fixaram-se na região, formando o núcleo inicial do povoado, conhecido como Arraial de Padre Faria — considerado o primeiro núcleo urbano do futuro município de Vila Rica.

No mesmo dia, foi celebrada a primeira missa do local, em 24 de junho de 1698, data de São João Batista, que viria a ser escolhido como padroeiro da vila. Em sua homenagem, foi erguido o primeiro templo da região.
Para celebrar a data, a Prefeitura de Ouro Preto realizará uma cerimônia cívica pelos 327 anos do Arraial de Padre Faria, em frente à Igreja de São João, localizada no Morro de São João. A solenidade contará com a participação especial dos alunos da Escola Municipal Juventina Drumond.
Leia também:
- Capital Inicial, Vanessa da Mata e mais: veja as datas dos shows do aniversário de Ouro Preto
- Nando Reis se apresenta no Tudo é Jazz em Ouro Preto
8 de julho – fundação oficial de Ouro Preto
Quase 13 anos depois, em 8 de julho de 1711, o então governador da capitania de São Paulo e Minas do Ouro, Antônio de Albuquerque, determinou a união de diversos arraiais da região — como os de Antônio Dias, Padre Faria e outros — elevando o núcleo urbano à categoria de vila com o nome de Vila Rica do Ouro Preto.
Posteriormente, em 1720, a vila foi escolhida como capital da recém-criada Capitania de Minas Gerais. Com a Independência do Brasil, em 1822, e o reconhecimento por Dom Pedro I, Vila Rica foi elevada à categoria de cidade em 1823, passando a se chamar oficialmente Imperial Cidade de Ouro Preto. Tornou-se, então, a capital da província das Minas Gerais, posto que manteve até a inauguração de Belo Horizonte, em 1897.
Para comemorar o 8 de julho, está prevista uma grande festa popular. A programação inclui shows gratuitos com artistas de renome nacional, em diferentes estilos musicais.
A abertura ocorrerá no sábado (5), com apresentação da Orquestra Ouro Preto ao lado do cantor e percussionista Carlinhos Brown.
No domingo (6), sobe ao palco o grupo Turma do Pagode.
Na segunda-feira (7), véspera do feriado, a atração será a banda Capital Inicial, em comemoração aos seus 25 anos de carreira.
Encerrando as celebrações, na terça-feira (8), se apresentará a cantora Vanessa da Mata.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.