Há alguns meses, os moradores do subdistrito de Bocaina, em Ouro Preto travam uma batalha contra a hidrometração da Saneouro e há anos com a falta de água. Por conta disso, a comunidade sofre com problemas de abastecimento. Graças a uma força tarefa convocada via whatsapp, os habitantes vem realizando as modificações nas tubulações para garantir o abastecimento da localidade.
Eles afirmam que a situação era precária, com interrupções frequentes no fornecimento de água, principalmente durante os períodos de chuvas, devido a um cano de abastecimento que corria no leito do Ribeirão do Funil. A população, insatisfeita com o serviço da Saneouro, empresa responsável pela gestão da água, decidiu agir por conta própria.
O morador Sessé Borum-Kren, que é graduado em história, arquitetura e urbanismo, e está cursando engenharia civil, além de ser presidente da Associação de Moradores da Bocaina, destacou a importância da ação da comunidade. Ele ressaltou que a área da Bocaina passou a ser considerada urbana em 2010, sem a devida consulta aos moradores, resultando em impostos sem serviços adequados.
Leia também:
- Em distrito de Ouro Preto, homem foge e deixa para trás revólver e drogas
- Médico se salva após cair em ribanceira entre Ouro Preto e Mariana
Um outro morador, via áudio explica que desde 2012, a comunidade da Bocaina vem tentando resolver um problema relacionado a uma tubulação que estava pendurada no Ribeirão do Funil na região. Eles buscaram ajuda de várias autoridades e órgãos, incluindo a prefeitura, o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a Saneouro (empresa de saneamento).
No entanto, durante esse período, o problema persistiu, e a tubulação se soltava repetidamente, causando interrupções no abastecimento de água. Finalmente, a comunidade se uniu e decidiu resolver o problema por conta própria, movendo a tubulação de lugar.
Portanto, a comunidade se sente injustiçada em relação ao tratamento da Saneouro em relação ao abastecimento de água e à cobrança.
O QUE DIZ A SANEOURO
Em uma entrevista recente ao Galilé, a Saneouro, empresa responsável pelo fornecimento de água e saneamento, afirma que o subdistrito de Bocaina, localizado em Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto, está incluído em seu contrato de prestação de serviços. No entanto, a empresa alega que a falta de assistência à comunidade se deve ao fato de que os moradores de Bocaina não aceitaram fazer o cadastro no sistema da empresa, o que dificulta a ação dos técnicos da Saneouro. O cadastro é considerado importante para que os moradores possam relatar problemas na rede de água e saneamento, gerando protocolos de atendimento e permitindo a manutenção adequada da região. A empresa afirma que já enviou um ofício à Prefeitura de Ouro Preto relatando essa situação.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.