Situação de emergência: Ouro Preto cria gabinete de crise para lidar com as queimadas

Situação de emergência: Ouro Preto cria gabinete de crise para lidar com as queimadas

A Prefeitura de Ouro Preto criou um gabinete de crise para lidar com a situação de queimadas no município. Foi discutida também a possibilidade da assinatura de um decreto de situação de emergência nos próximos dias.

Assim como em diversos estados do Brasil, a cidade registra nas últimas semanas um aumento no número de focos de incêndio, o que gera uma insalubridade na qualidade no ar, agravada pelo tempo seco. Por isso, houve a iniciativa de juntar órgãos como a Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Segurança e Trânsito, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A reunião que criou o gabinete aconteceu na última quarta-feira (04). O repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM esteve presente e conversou com o secretário de Saúde Leandro Moreira e o secretário de Segurança e Trânsito Moisés Santos.

Leia também:

SISTEMA DE SAÚDE DE OURO PRETO JÁ SENTE IMPACTOS DAS QUEIMADAS

Para a rádio, Leandro Moreira destacou que a estrutura de saúde do município já sente os impactos das queimadas. Diante disso, segundo ele, já houve um aumento no registro de pessoas com problemas respiratórios no município, por isso, é importante se atentar com os cuidados com a umidade baixa: “Em relação às demandas nas unidades de saúde, já percebemos uma maior procura por questões respiratórias, e estamos monitorando diariamente tanto as unidades de saúde quanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além das internações respiratórias. À medida que monitoramos essas condições, traçamos as estratégias necessárias para oferecer o melhor suporte à população“, disse Leandro para Real FM.

Situação de emergência: Ouro Preto cria gabinete de crise para lidar com as queimadas
O Secretário de Saúde Leandro Moreira falou sobre o gabinete de crise para lidar com as queimadas em Ouro Preto.

O representante da saúde pública em Ouro Preto também recomendou o uso de máscaras, O reforçou a atenção para com a hidratação e deu dicas para auxiliar na melhora da situação do ar: “A hidratação é fundamental. Caso as pessoas estejam muito próximas à fumaça ou às queimadas, se possível, devem usar máscara para se proteger. Além disso, a umidificação do ambiente também é importante. Mesmo que a pessoa não tenha um umidificador em casa, pode colocar uma bacia ou balde com água no quarto para aumentar a umidade. Isso contribui bastante para a saúde respiratória”, finalizou Leandro.

COMO LIDAR COM OS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM OURO PRETO

O Secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto Moisés dos Santos, também esteve presente na criação do gabinete de crise. Ele, que concatena em suas pastas órgãos como Ourotran, Defesa Civil e Guarda Municipal, explicou que este comitê busca coordenar esforços com os bombeiros, brigadistas voluntários e a polícia.

Santos acredita que os incêndios na região são criminosos. Por isso, pede que a população denuncie as pessoas que forem flagradas colocando fogo em vegetação, para que os órgãos públicos consigam punir e coibir estas ações.

“Acreditamos que esses incêndios são criminosos, e pedimos à população que nos ajude denunciando pelo número 181, para que possamos identificar esses criminosos que estão incendiando nossas matas. Temos condições, por meio do videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, de localizar essas pessoas“, disse Moisés para Isidoro.

Além disso, para Moisés, o decreto de situação de Emergência pode servir para agilizar a tomada de decisões e possibilitar uma maior coordenação nas ações de combate. Nesse sentido, o documento também facilita a contratação de insumos e de mão de obra para evitar maiores danos das queimadas em Ouro Preto.

“Estamos tomando as providências necessárias para que, se decretada a situação de emergência, possamos ter melhores condições de auxiliar o Corpo de Bombeiros nesse combate aos incêndios. A situação de emergência também pode facilitar a contratação de brigadistas e a compra de insumos, para que possamos buscar condições imediatas de combater efetivamente os incêndios e ajudar o Corpo de Bombeiros a controlar essa situação”, finalizou Moisés para a Rádio Real FM.

Até o momento da entrega desta matéria, o decreto de estado de emergência ainda não foi publicado no Diário Oficial de Ouro Preto. Caso isso ocorra, uma nova notícia será publicada com as informações do documento.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Situação de emergência: Ouro Preto cria gabinete de crise para lidar com as queimadas”

  1. […] Situação de emergência: Ouro Preto cria gabinete de crise para lidar com as queimadas […]

Leave a Comment