O Governo Federal divulgou dados que mostram que a cidade de Ouro Preto é a 3ª no estado de Minas Gerais com maior adesão e distribuição da PrEp (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). Através de suas redes sociais, a Prefeitura da Cidade Patrimônio Mundial celebrou o dado, e aproveitou para informar que o município está no grupo 4 no indicador de expansão, o que indica uma redução nos novos casos de HIV.
O órgão executivo de Ouro Preto ainda divulgou os locais em que as pessoas podem ter acesso ao serviço. Além da PrEP, a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto disponibiliza outros métodos preventivos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo preservativos masculinos e femininos, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e testagem rápida para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Leia também:
- Peças restauradas da Capela de Sant’Ana são entregues em Ouro Preto
- Mariana cria subsecretaria para reforçar política de proteção animal
Os testes rápidos podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e dos distritos, no Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) da Policlínica, no LAPAC – Projeto Previna, que oferece testagens de rotina às segundas e terças-feiras das 7h30 às 16h, e na UPA Dom Orione, que atende casos de exposição ao HIV por acidentes com material biológico, relações sexuais de risco ou violência sexual.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.