Durante a inauguração da Praça da Vila Residencial Antônio Pereira, em Ouro Preto, na última sexta-feira (11), o chefe de gabinete da Prefeitura, Zaqueu Astoni, anunciou a entrega de mais sete obras em Antônio Pereira até o fim de 2025. A nova praça, construída com recursos do plano de compensação firmado após o risco de colapso da barragem Doutor, foi liberada parcialmente para uso a pedido da comunidade.
Segundo Zaqueu, a obra simboliza a união entre poder público, Câmara Municipal, sociedade civil e a mineradora Vale. Ele afirmou que a praça é “um exemplo de quando a comunidade se une com diversos atores do território em busca da melhoria da qualidade de vida”.
Além da praça e da Capela Velório, já entregues, o distrito deve receber no segundo semestre a quadra e o campo de futebol previstos na segunda etapa do projeto. Também estão em andamento obras de paisagismo e urbanização, a construção de uma escola no distrito e a tão aguardada passarela da Vila Residencial.
“Esse ano de 2025 é um ano de realizações. Antônio Pereira vai completar quase uma dezena de iniciativas em plena execução”, disse. Entre os projetos destacados por Zaqueu, estão ainda o restauro da igreja queimada, com início previsto para agosto, e a revitalização da Gruta da Lapa, uma demanda histórica da comunidade.
Leia também:
- Barragem de Fundão, Hospital Universitário e duplicação da BR-356 são relembrados no Dia de Minas 2025
- Estrada de Santa Rita de Ouro Preto recebe R$ 20 milhões em emenda parlamentar
Outra frente mencionada foi a obra do gabião no córrego da Água Suja, que deve resolver os problemas recorrentes de enchentes na região. De acordo com ele, a obra foi aprovada pelo comitê e está sendo executada com recursos da Samarco, como parte das medidas compensatórias do licenciamento ambiental de longo prazo.
As obras em Antônio Pereira fazem parte de um pacote de R$ 57 milhões destinados ao município, com a maior parte dos recursos proveniente da mineradora Vale. Representando a empresa, o gerente de gestão territorial, Lucas Soares, também esteve presente à inauguração.
Lucas reforçou que a maioria dos projetos foi executada com recursos da Vale em parceria com a Prefeitura e outros atores locais. Ele destacou que essa atuação tripartite — envolvendo poder público, comunidade e iniciativa privada — tem sido essencial para viabilizar o desenvolvimento do território. “É uma receita de sucesso”, afirmou.
Ele também anunciou que está em fase final de validação o projeto de revitalização da Gruta da Lapa, que contará com apoio do Instituto Pedra e da Escola de Artes e Ofícios de Mariana. “Parabéns à comunidade de Antônio Pereira por estar envolvida e acreditar nessa construção”, concluiu.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
