A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu a primeira fase da operação Bellum ad Vitam (guerra pela vida), realizada em Caeté. A operação realizou o indiciamento de nove investigados por homicídios, em que oito foram presos preventivamente.
Os crimes investigados acontceram entre entre 30 de dezembro de 2024 e 22 de outubro deste ano, além de um outro caso registrado em 17 de abril de 2022, e estão relacionados a conflitos entre facções criminosas por pontos de tráfico de drogas, principalmente nos bairros Emboabas e São Geraldo, além de vinganças decorrentes dessas disputas.
Leia também:
A Polícia concluiu oito inquéritos, em que quatro são referentes a homicídios consumados e os demais, a tentativas. Ao todo, quatro pessoas foram executadas e cinco sobreviveram aos atentados.
De acordo com o chefe do 3º Departamento de Polícia Civil em Vespasiano, delegado-geral Helton Cota Lopes, três facções foram identificadas e desarticuladas ao longo da operação, com as principais lideranças presas ou com mandados de prisão em aberto. “Graças a essa atuação da polícia judiciária, diversos inquéritos de homicídio foram concluídos em curto espaço de tempo, culminando na desarticulação desses grupos criminosos”, ressaltou.
A PCCMG divulgou que as investigações prosseguem e a segunda fase da operação terá como objetivo identificar outros integrantes das organizações criminosas, visando à responsabilização penal de todos os envolvidos.
Saiba mais sobre as investigações no site oficial da Polícia Civil de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
