Na manhã desta quarta-feira (02), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realizou uma operação em Itabirito e outras cidades de Minas Gerais. A ação faz parte de uma investigação sobre crimes ambientais e irregularidades no setor mineral. A movimentação intensa de agentes fortemente armados e viaturas em diversos pontos da cidade assustou moradores.
A operação ocorre em um contexto de fiscalização mais rigorosa sobre o transporte de minério de ferro na região. No total, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Federal da 2ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte. As ações da Polícia Federal estão sendo realizadas em dez cidades do estado, incluindo Nova Lima e Itabirito.
Leia também:
- UFOP pagará auxílio de R$ 250 para alimentação após fechamento dos RUs
- Vereador de Ouro Preto pede que UFOP retome compras da agricultura familiar
A Polícia Federal informou ainda que 23 veículos foram apreendidos e quatro empresas de beneficiamento de minério de ferro, todas localizadas em Sete Lagoas, tiveram suas atividades suspensas.
Os envolvidos podem responder por crimes como extração mineral ilegal, danos a unidades de conservação ambiental e lavagem de dinheiro. Segundo as autoridades, a organização criminosa utilizava “olheiros” e pessoas armadas para apoiar as atividades ilícitas na região.
A Polícia Federal segue investigando o caso e novas fases da operação podem ser deflagradas nos próximos dias. O impacto da ação sobre o setor mineral de Itabirito ainda é incerto, mas reforça a preocupação das autoridades com a exploração ilegal de recursos naturais no município.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.