População de Congonhas é convidada para 2ª audiência participativa dos novos planos Diretor e de Mobilidade

Em Congonhas, acontecerá mais um evento participativo da iniciativa Horizontes Congonhas, parceria entre a Prefeitura Municipal e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que faz parte do Programa de Planejamento Integrado de Congonhas (Integra). A segunda audiência sobre o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da Romaria, localizado no bairro histórico da Basílica, e possui o intuito de abrir espaços para troca de conhecimentos entre moradores da cidade.

Com o objetivo de tornar Congonhas mais inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social, a audiência vai apresentar os diagnósticos territoriais do município a partir de cinco temas principais: mobilidade, moradia, meio ambiente e resiliência urbana, patrimônio cultural e planejamento urbano. Os diagnósticos são resultados de pesquisas online e presenciais, além de oficinas participativas e cruzamentos de diferentes bases de dados.

No evento, formulado para acolher participações de diferentes setores da sociedade, será aberto um espaço de participação ao final de cada tema para receber contribuições e tirar dúvidas da população.

Lucimara Aparecida Junqueira, coordenadora-geral do programa Integra e assessora de Planejamento e Gestão do município, comenta sobre o objetivo principal do evento, “O que se pretende agora é debater e esclarecer todos os temas para seguirmos para a próxima fase, em que serão apresentadas as propostas para melhorias em diferentes aspectos do nosso município. Nossa expectativa é que essa audiência seja um espaço vivo para expor e discutir as condições da nossa cidade, sobretudo as condições de vida de cada cidadão congonhense”, afirma.

Na primeira audiência, foi apresentado o cronograma dos trabalhos de diagnóstico do município, e as primeiras informações foram coletadas com a participação de 132 pessoas e em seguida, foram realizadas oficinas participativas em 14 regiões da cidade. A participação popular é fundamental para a realização do projeto, explica Mateus Nunes, coordenador da iniciativa Horizontes Congonhas:

“Cinco meses depois da primeira audiência, vamos apresentar diagnósticos completos e estruturados sobre os principais desafios que encontramos na cidade, e esperamos novamente uma intensa participação popular. Além dos momentos de debates e esclarecimentos de dúvidas, programados para acontecer depois de cada apresentação, vamos reservar um momento de microfone aberto ao final dos dois dias de evento para levantar pontos que não foram investigados para a revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade.”

  • Programação

03/12: os temas debatidos: mobilidade, meio ambiente e resiliência – palestra de Paulo Monteiro e Daniela Lessa
04/12: temas: moradia, patrimônio cultural, planejamento urbano e desafios e oportunidades para os novos Planos Diretor e de Mobilidade – palestra de Clarissa Alexandrino

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment