Prefeito de Ouro Preto destaca avanços da reparação em evento com Lula em Mariana

Prefeito de Ouro Preto destaca avanços da reparação em evento com Lula em Mariana

Na última quinta-feira (12), o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV) esteve presente em Mariana, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez anúncios relacionados à repactuação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo ouro-pretano fez críticas à Fundação Renova e ressaltou os avanços conquistados nos últimos anos na reparação.

Acompanhado de seus ministros, o presidente Lula anunciou investimentos e recursos que serão destinados a todos os municípios atingidos pela tragédia de 2015. No total, são 49 cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Um dos principais atos da cerimônia foi a assinatura do Protocolo de Intenções para implantação do hospital universitário de Mariana, com um investimento avaliado em torno de R$ 200 milhões que compete à saúde. O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), envolvendo as duas cidades e buscando beneficiar toda a região.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, a visita de Lula a Mariana é um demonstrativo do avanço do processo de reparação, mesmo após dez anos da tragédia. “Essas atitudes criminosas que foram cometidas na nossa região, no chão ouro-pretano da Samarco, têm agora uma reparação que começa com o próprio governo federal destinando da sua parte recursos para os municípios”, disse.

Leia também:

Angelo ainda criticou a Fundação Renova, entidade responsável por guiar os caminhos para a reparação entre 2016 e novembro de 2024. “Há cinco anos, no 21 de abril, fiz um discurso na presença do governador de Minas Gerais, dizendo que a Fundação Renova era uma iniciativa criminosa e que a tragédia, o desastre, o crime ambiental de 5 de novembro de 2015 tinha que ter uma reparação grande”, afirmou.

Na data do discurso do prefeito, o município de Ouro Preto não era reconhecido como atingido pelo rompimento da barragem da Samarco. Ouro Preto foi oficialmente reconhecida como cidade atingida somente em 31 de março de 2022, através de uma decisão do juiz federal Mário Franco Júnior, da 12ª Vara Cível e Agrária de Minas Gerais.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment