Prefeitura de Ouro Preto realizou no dia 29 de dezembro de 2023 a convocação dos primeiros 35 servidores, aprovados no concurso realizado no ano passado, para integrarem a equipe da Secretaria Municipal de Educação. Em um movimento que visa reforçar o setor, a Secretaria de Educação ainda vai chamar mais 70 concursados no final de janeiro, totalizando 105 novos funcionários efetivos para a Educação no início de 2024.
Essa iniciativa respeita integralmente a legislação vigente e reflete o compromisso da Prefeitura de Ouro Preto em fortalecer seu quadro funcional de forma transparente e eficiente. O avanço das novas convocações está condicionado à escolha e a efetivação dos aprovados nas vagas oferecidas, já que estes devem escolher suas vagas primeiro, para depois seguir-se com a chamada. Uma vez preenchidas essas posições, a intenção é seguir a lista de aprovados para futuras contratações. Todo esse processo logístico demanda cuidado e atenção por parte da Gerência de Recursos Humanos.
Leia também:
- Conquista para a comunidade: alteração de registro civil de pessoas trans em Minas Gerais agora é gratuita
- Suspeito de furto em obra é detido pela Guarda Civil Municipal em Mariana
Segundo a secretária de Educação, Deborah Etrusco, nomear mais de 100 servidores efetivos no início do ano é, com certeza, garantir a melhoria da qualidade da Educação Municipal e ter a garantia de que esses servidores estarão na rede de ensino promovendo projetos e programas educacionais em 2025. “O compromisso da atual gestão sempre foi com concurso público. E, dentro da Secretaria de Educação, o trabalho com servidores efetivos é muito mais profícuo para a educação dos alunos, porque a gente tem a garantia de que os professores, pedagogos e cuidadores permanecerão na escola por um tempo maior. Isso permite com que eles criem vínculos com os alunos e com as instituições, promovendo a melhoria da qualidade da educação”, afirma a secretária.
A nomeação de servidores efetivos é de excepcional importância para a gestão, porque é assim que a qualidade do serviço prestado pelo Município para os cidadãos ouro-pretanos pode ser cada vez melhor. Para assegurar a continuidade dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos na rede municipal de ensino, a Secretaria criou contratos específicos de substituição, destinados a profissionais não provenientes do concurso, em conformidade com a Lei Municipal 1.265/2022. Esses contratos temporários irão desempenhar papéis fundamentais no início do ano letivo, mas não interferem com os cargos do concurso.
Texto: Clara Costa / Revisão: Nízea Coelho
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
[…] Prefeitura de Ouro Preto convoca aprovados em concurso para fortalecer a equipe da Educação […]