Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Ouro Preto homenageou os atletas da cidade que foram destaque em competições nacionais e internacionais no ano de 2024. No evento que ocorreu no Paço da Misericórdia, ao todo, 66 pessoas, incluindo esportistas e comissões técnicas, receberam as honrarias das mãos do prefeito Angelo Oswaldo (PV).
Além do chefe do executivo municipal, estiveram presentes também os vereadores Renato Zoroastro (PSB) e Lilian França (PP), além dos secretários Felipe Guerra (Desenvolvimento Econômico) e Marquinhos do Esporte (Esporte).
Esporte como ferramenta de transformação social
Um dos pontos abordados na cerimônia foi o caráter de transformação social que o esporte possui. Tanto o vereador Zoroastro, quanto Marquinhos e Angelo abordaram este tema em seus discursos, destacando iniciativas como o Instituto Trampolim.
Estácio da Fonseca, criador da instituição, esteve presente juntamente com as crianças homenageadas pela Prefeitura. Para o Jornal Geraes ele destacou o grande número de atletas com destaque nacional, mas em especial, afirmou como a prática esportiva tem essa importância “de estar transformando a vida dessas crianças, fazendo com que eles se tornam seres humanos melhores“.
Leia também:
- ‘Para que nunca se esqueça’: atingidos pela Barragem de Fundão realizam ato em Bento Rodrigues
- Câmera registra assalto à mão armada em Itabirito; veja
Todos os representantes do Instituto Trampolim estavam vestidos com uma camisa celebrando os 22 anos da criação da iniciativa. Estácio destaca que nestas duas décadas, diversas pessoas conseguiram encontrar carreiras. “Hoje, temos vários alunos que já são atletas profissionais na área de educação física, que estão trabalhando lá com a gente. Temos atletas que estão no Circo do Beto Carrero. Outros estão em outras entidades, contratados para treinar e trabalhar em diferentes instituições”
Por isso, Zoroastro destacou a importância do evento de ontem: “O esporte vem cumprindo também seu papel social aqui na nossa cidade. Boa parte desses atletas ingressou no meio esportivo através dos projetos sociais do Instituto Trampolim e da Fundação Aleijadinho. Hoje, valorizamos e premiamos, né? Entregamos um brinde de homenagem àqueles atletas de alto rendimento”.
O alto nível é premiado em Ouro Preto
André Luiz Mapa é um dos principais corredores de montanha do Brasil e é morador de Ouro Preto. Com a homenagem na mão, ele se mostrou muito feliz com o reconhecimento público. Para ele, isso vai muito além do seu nome “Além de ser um reconhecimento para mim, faz com que outras pessoas também possam conhecer a modalidade, né? Então, isso favorece a gente que já pratica e com certeza vai trazer mais gente”, destacou Mapa para o Geraes.
Nesse sentido do alto nível, o futsal ouro-pretano teve um ano especial em 2024. Primeiro, representando o município, os atletas venceram as duas etapas dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), trazendo a medalha de ouro de volta para Ouro Preto após 26 anos. Depois, pela Universidade Federal de Ouro Preto, os jogadores da cidade alcançaram o acesso para a primeira divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S). Emerson ‘Roró’ Silva, capitão e um dos grandes atletas da modalidade, presente em todas as glórias, celebrou esse ano em entrevista ao Geraes.
“É uma alegria imensa, porque faz muito tempo que Ouro Preto não ganhava esse troféu (Jimi). E lá, conseguimos ganhar nas duas categorias. Foi algo fantástico e muito gratificante para cada um de nós aqui na equipe”.
O secretário Marquinhos agradeceu o prefeito Angelo Oswaldo (PV) pelo evento, destacando a relevância da prática não só para Ouro Preto: “O esporte é saúde, e o esporte tem poder de transformação. Queria agradecer ao prefeito Angelo Osvaldo por entender que essa pasta é muito importante para o município de Ouro Preto”, finalizou Marquinhos para o Geraes.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.