Por crueldade aos animais, PROCON interdita indústria de frango

Uma indústria que produzia carne de frango, em Araguari/MG, foi interditada por maus-tratos aos animais. A ação se deu após uma operação conjunta entre fiscais do Procon-MG, a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) além de um fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG).

Segundo o MP, na operação realizada na empresa ‘Frango Jaiara’,  o equipamento de insensibilização, que permite o abate humanitário das aves, apresentava defeitos. Com isso, não é possível provocar a perda de consciência dos animais durante o processo óbito.

Por crueldade aos animais, PROCON interdita indústria de frango
Cenas da operação dos órgãos públicos em Araguari.

Além disso, por questões operacionais, havia um lastro de tempo muito grande entre o transporte e o abate das aves, o que gerava nos bichos uma sensação de desconforto e cansaço.

Leia também:

Por fim, a vistoria também identificou problemas no armazenamento. O MPMG afirma o sistema de refrigeração das salas de evisceração e embalagem eram inadequado, com temperaturas acima do valor máximo permitido pela legislação. Esta questão pode trazer complicações na segurança sanitária dos produtos enviados para o mercado.

Por conta disso, a decisão judicial da 4ª Promotoria de Justiça de Araguari afirma que indústria de frango só poderá retomar suas atividades após comprovar à Promotoria de Justiça que todas as irregularidades foram corrigidas.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment