Uma indústria que produzia carne de frango, em Araguari/MG, foi interditada por maus-tratos aos animais. A ação se deu após uma operação conjunta entre fiscais do Procon-MG, a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) além de um fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG).
Segundo o MP, na operação realizada na empresa ‘Frango Jaiara’, o equipamento de insensibilização, que permite o abate humanitário das aves, apresentava defeitos. Com isso, não é possível provocar a perda de consciência dos animais durante o processo óbito.
Além disso, por questões operacionais, havia um lastro de tempo muito grande entre o transporte e o abate das aves, o que gerava nos bichos uma sensação de desconforto e cansaço.
Leia também:
- Confira os resultados da 2ª rodada do Campeonato Amador de Ouro Preto
- Incêndio florestal destrói carros na beirada de estrada em Ouro Preto
Por fim, a vistoria também identificou problemas no armazenamento. O MPMG afirma o sistema de refrigeração das salas de evisceração e embalagem eram inadequado, com temperaturas acima do valor máximo permitido pela legislação. Esta questão pode trazer complicações na segurança sanitária dos produtos enviados para o mercado.
Por conta disso, a decisão judicial da 4ª Promotoria de Justiça de Araguari afirma que indústria de frango só poderá retomar suas atividades após comprovar à Promotoria de Justiça que todas as irregularidades foram corrigidas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.