Minas Gerais é o segundo estado com mais denúncias de irregularidades em campanhas

Minas Gerais é o segundo estado com mais denúncias de irregularidades em campanhas

Você sabia que pode denunciar irregularidades de campanhas e propaganda eleitoral sem sair de casa, através do aplicativo Pardal? Criado em 2014, ele foi atualizado nas eleições de 2022. Neste pleito, o estado de Minas Gerais é o segundo com mais registro de reclamações.

A apuração das denúncias é feita Ministério Público Eleitoral, a quem cabe propor a abertura de ação civil pública contra os candidatos, caso fique comprovada a configuração de algum tipo de crime eleitoral. Após a investigação, o MPE envia os processos para os Tribunais Regionais competentes.

Leia também:

MINAS GERAIS: DESTAQUE EM DENÚNCIAS CONTRA CAMPANHAS IRREGULARES NO BRASIL

Minas Gerais é o segundo estado com mais denúncias de irregularidades em campanhas
O Pardal é uma ferramenta de controle do TSE.

Segundo informações do Pardal Web, o estado só registrou menos denúncias que as campanhas paulistas. Desde o começo da campanha, MG teve 4083 reclamações, enquanto SP lidera com 6628. A unidade da federação com menos questionamentos no aplicativo foi Roraima, com 23 denúncias.

Todas as cidades da região já tiveram reclamações computadas no Pardal. Ouro Preto é o município dos Inconfidentes com mais denúncias, com 18. Mariana e Itabirito registraram dois questionamentos para cada.

Por incrível que pareça, não é capital do estado que lidera as denúncias no estado. A cidade de Uberlândia, com 236 registros, está a frente de Belo Horizonte por uma irregularidade.

A maior parte das denúncias trata de propaganda eleitoral irregular envolvendo candidatas e candidatos ao cargo de vereador: 2.136. Contudo, houveram 1120 reclamações contra prefeitos. As candidaturas a vice-prefeito tiveram 45 questionamentos, enquanto as coligações tiveram 682 em Minas Gerais.

Os números ainda indicam que a maior parte das denúncias, 3621, são relativas a supostas irregularidades produzidas fora da internet. As reclamações contra propaganda indevida nas redes representam apenas 11% das reclamações.

A versão atualizada do aplicativo Pardal pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).    

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment