Projeto Cantando Alphonsus pede apoio na Câmara de Mariana

Projeto Cantando Alphonsus pede apoio na Câmara de Mariana

Durante a 10ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, realizada nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, a professora, escritora e folclorista Hebe Rôla, acompanhada de sua filha, Ana Cláudia Rôla, diretora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, compareceu ao plenário para solicitar apoio institucional e logístico à realização do tradicional sarau “Cantando Alphonsus”.

Criado por Hebe em 1984, o projeto reúne estudantes da cidade e da região para homenagear a obra do poeta Alphonsus de Guimaraens. Em 2001, o evento passou a integrar os trabalhos da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP e se firmou como parte do calendário cultural do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em parceria com a Academia Marianense de Letras.

Na tribuna, Hebe Rôla pediu apoio da Câmara para garantir a presença de alunos e professores dos distritos e subdistritos de Mariana na edição deste ano do Cantando Alphonsus, prevista para 15 de maio.

“Viemos aqui para conversar e ver a possibilidade de nós realizarmos o Cantando Alphonsus, que é um evento que fazemos anualmente. Para desenvolver as unidades escolares, para unir essas unidades escolares, para nós vermos como que Alphonsus, um poeta não marianense, mas que tem até um museu aqui em Mariana, que ele cantava Mariana e amava Mariana. E é esse exemplo que nós, anualmente, tentamos passar para todas as unidades escolares”, disse.

Projeto Cantando Alphonsus pede apoio na Câmara de Mariana
A professora Hebe Rôla solicitou apoio logístico da Câmara e da prefeitura de Mariana para a realização do “Cantando Alphonsus”

Leia também:

Segundo a professora, a maior dificuldade enfrentada pela organização é o deslocamento do público da zona rural. “Nós viemos aqui para tentar ver a possibilidade da prefeitura conseguir (o apoio), ou com empresas mineradoras, porque os senhores têm voz alta. A nossa é uma vozinha frágil. Que os senhores, então, virem a possibilidade de trazer o pessoal, as professoras e alguns alunos da zona rural, dos subdistritos, dos distritos, para participar desse evento que desenvolve muito a criança e o professor”, pediu.

Ana Cláudia reforçou a importância do projeto e apresentou um material didático sobre o Hino de Mariana, desenvolvido a partir do sarau. “O hino de Mariana foi publicado a primeira vez em 1911, quando a cidade fazia 200 anos. E é uma letra que vocês todos sabem, que ele acaba assim: ‘Dos meus filhos, mas, Bela, que outra hora eu irei ressurgir’. Ele fala, gente, do poder do povo que vocês representam”, explicou.

A proposta foi bem recebida pelos parlamentares. O vereador Marcelo Macedo (PSDB) afirmou que a Câmara encaminhará um ofício ao Executivo para buscar apoio logístico: “Vamos encaminhar um ofício aqui dessa casa, pedindo o apoio à Secretaria de Educação. Esse é um evento importante, e vejo como uma oportunidade de a gente poder trazer as pessoas dos distritos”.

O secretário de Governo, Edvaldo Andrade, presente à reunião, garantiu que levará a demanda ao prefeito. “Pode contar com o apoio do governo. Vou levar essa demanda até o prefeito. Pode encaminhar o ofício para o governo, que eu trato internamente com o secretário de Educação”, afirmou.

O evento, que há mais de 40 anos integra o calendário cultural da cidade, é reconhecido por sua contribuição à educação e à preservação do patrimônio imaterial de Mariana. Com a articulação entre Câmara, Executivo e sociedade civil, a expectativa dos organizadores é garantir a participação plena de todas as escolas do município na edição de 2025.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Projeto Cantando Alphonsus pede apoio na Câmara de Mariana”

  1. […] Projeto Cantando Alphonsus pede apoio na Câmara de Mariana […]

Leave a Comment