A formatura do Projeto Trilha Empreendedora 2024 aconteceu na última segunda e terça-feira (18,19). A formação é realizada pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Educação.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato, comentou sobre a importância e os objetivos do projeto, “O Projeto Trilha Empreendedora é um projeto de transformação, trazendo novos horizontes. O empreendedorismo trabalha a capacidade de liderança e a busca por soluções e nós esperamos jovens mais engajados, sonhadores e com melhores perspectivas de atuação no mercado de trabalho”.
Neste ano, o programa foi desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, localizada no bairro São José, e com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Henrique Michel, no bairro Santa Rita. Desde março, cerca de 160 estudantes participaram de palestras, oficinas e outras atividades com o objetivo de estimular a criatividade, cooperação e o espírito de iniciativa entre os jovens.
Na segunda-feira (18), foram entregues os prêmios e os certificados dos alunos da escola Manoel Salvador de Oliveira. No dia 19, os estudantes da escola Henrique Michel também vivenciarem a cerimônia. Além da entrega da certificação, os presentes puderam assistir à palestra “O menino que construiu o seu palco”, com Cristiano Lopes.
“A escola é o primeiro grande lugar de oportunidade, tanto para se tornar profissional quanto ser humano. Ali, eles começam sua caminhada em busca de seus objetivos”, declarou o palestrante.
Além das cerimônias de formatura, no último dia 8, os estudantes que participaram do Trilha Empreendedora 2024 apresentaram as propostas que construíram ao longo do projeto e avaliadores premiaram três grupos de cada uma das escolas com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.