Queimadas atingiram Serra da Santa, em Itabirito

Queimadas atingem Serra da Santa, em Itabirito

A cidade de Itabirito também foi afetada pelas queimadas que assolam toda a Região dos Inconfidentes e muitos estados brasileiros. Um dos focos de incêndio registrados no município acontece na Serra da Santa, em particular no Monte Dois Irmãos. De acordo com o Tenente Borges, que comanda a operação na localidade, o fogo se alastrou por lá desde segunda-feira (02) e só foi controlado ontem.

A baixa umidade doa ar, aliada ao tempo seco e o calor escaldante são ingredientes perfeitos para o desencadeamento dos incêndios florestais que acometem grande parte do Brasil. Contudo, especialistas afirmam que a maioria as queimadas da região tem início devido à ações humanas.

“Tomamos conhecimento do incêndio na segunda-feira. Desde então, mobilizamos equipes da Brigada para combater e monitorar o fogo, pois em algumas áreas não era possível realizar o combate direto devido a questões de segurança para a guarnição. Utilizamos técnicas para impedir o avanço das chamas, como linhas frias e combate direto,” explicou o Tenente Borges ao Jornal Geraes.

Cerca de 10 combatentes foram mobilizados desde o início do incêndio, mas o trabalho continua desafiador devido às condições adversas.

Eduardo Bento, fotógrafo responsável pelas imagens registradas na área afetada na segunda a noite (02), compartilhou sua experiência: “Eu olhei para minha câmera e percebi que poderia fazer esse registro, uma forma de não me sentir impotente, de tentar fazer algo e não ficar parado. Acho que esse é o nosso dever como membros da sociedade e como espécie. Cuidar do nosso meio ambiente, que é essencial para nossa sobrevivência.”

Leia também:

Ele relatou ainda as dificuldades enfrentadas ao capturar as imagens: “Chegando na Serra, paramos na estrada e já sentimos o calor intenso, o ar estava quente e difícil de respirar. Fizemos alguns registros de ângulos mais abertos e depois subimos para o Cristo, de onde pudemos ver o fogo se alastrando na Serra, com muita fumaça descendo para a cidade.”

Vídeo mostra o avanço das queimadas na Serra da Santa em Itabirito. As imagens são de segunda a noite.

As imagens capturadas por Eduardo Bento e seu amigo Guilherme são um testemunho visual da devastação que a Serra da Santa está sofrendo. “O sentimento que tive naquele momento foi de reflexão sobre para onde estamos indo como sociedade. Estamos devastando o meio ambiente, e a tendência é que isso só piore. Nunca vi tantos relatos e matérias sobre queimadas como agora,” desabafou o fotógrafo.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment